Capitalismo em rede
Por: Douglas Acosta • 16/9/2015 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 554 Visualizações
CAPITALISMO NA REDE
Douglas Bilhalva Acosta
A internet é vista como um lugar maravilhoso, onde todos podem fazer o que querem sem que ninguém os impeçam mas não esperavam que com o crescimento do capitalismo, ela seria um dos principais meios que as empresas usariam para lucrar.
A algum tempo atrás, as pessoas pensavam que a internet seria um lugar livre, sendo que ela derrubou as barreiras da comunicação e de informações, mas não imaginavam que com a evolução da tecnologia e de outros setores da economia, teria tanta empresas querendo lucrar em cima dela.
Poucas inovações tecnológicas provocaram ondas tão grandes quanto a internet. O acesso a informação por si só se tornou notável e também o aumento de indivíduos conectados, então começou ser difícil para acompanhar esse aumento, infelizmente isso tudo não é de graça. A manutenção, o espaço onde o provedor fica e o desenvolvimento de softwares são apenas alguns dos custos para manter a internet ativa, com isso tudo o que foi aberto, público ou não-comercial acabou virando uma fonte de lucro.
Com esse crescimento de informações na rede e com o custo de mantê-la, ela foi entregue a empreendimentos privados. A partir desse momento a internet não passou a ser mais como uma utilidade mas sim como item de luxo, e com isso aumentou os problemas de privacidade, onde empresas tem dados pessoais de um grande número de pessoas e acabam repassando para outras empresas por algum valor.
Depois que o capitalismo entrou na internet, ela virou um local onde só se visa lucros, aquele lugar que foi um dia público não existe mais e no lugar disso há empresas que lucram com informações de pessoas inocentes que não sabem como isso funciona e que podem ser prejudicada de alguma forma.
...