Contabilidade de Custos
Por: shikinha • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Universidade de Franca - UNIFRAN Conceituando Material Direto, Mão de Obra Direta e Custos Indiretos (Unidade II) Shirley Nunes Nascimento Néri Riachinho-MG 2015 |
COMPONENTES DO CUSTO INDUSTRIAL E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Produzir os produtos que oferecerão aos clientes é a principal característica das empresas industriais. Para a mensuração dos valores é de fundamental importância conhecer os três componentes do custo industrial que são: material direto, mão de obra direta e custo indireto de fabricação, também conhecidos como Custos de Produção do Período (CPP).
Os materiais diretos estão diretamente relacionados com a produção de maneira que possa ser incluído diretamente no cálculo do custo do produto. É dividido em matéria prima, material secundário e embalagens. No entanto, não há como haver a transformação caso algum desses componentes faltem. Logo precisam ser avaliados, controlados e programados e durante o processo de produção, eles devem ser solicitados conforme a necessidade.
Quanto à mão de obra direta, esta designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, pode ser também utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa. Ou ainda ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível a mensuração do tempo despendido e a identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio.
Já os custos diretos de fabricação são todos os custos relacionados com a fabricação que não podem ser economicamente identificado com as unidades que estão sendo produzidas. São os que não podem ser identificados diretamente com os produtos e, consequentemente, só podem ser a estes apropriados através de rateios. Constituem aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, e se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional.
Sobre a departamentalização, nada mais é que o agrupamento de pessoas com caraterísticas homogêneas, variando consoantes, os tipos de função ou as posições geográficas onde está presente e contribuem para eficiência e a produtividade da empresa. Então tem se vantagens como especialização de tarefas, atendimento aos grupos com vantagens no mercado perante estes, divisão das atividades segundo o processo produtivo gerando uma especialização maior nos recursos alocados e comunicação das informações técnicas, pode ainda gerar facilidade na criação de produtos e serviços, além de facilitar os resultados dos serviços da empresa, melhor cumprimento de metas e prazos, entre outros.
Esses controles ajudam no aumento da lucratividade dos negócios, pois ao implementar o processo de departamentalização , a empresa se reorganiza e os gastos podem ser controlados, assim como os custos do que é fabricado. O maior controle otimiza os gastos com materiais, matéria-prima e mão de obra acarretando a maximização dos lucros podendo levar ao crescimento contínuo da empresa.
...