Culto A Forma: Saúde, Vaidade ou Escravidão
Por: Nay Lucena. • 23/10/2017 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.698 Visualizações
Culto A Forma: Saúde, Vaidade ou Escravidão
Ao longo dos anos, a busca pelo "corpo perfeito" vem aumentando. Para alcançar o padrão ideal, que é imposto na maioria das vezes pelos meios midiáticos, vale tudo. Desde dietas malucas até o uso excessivo de esteróides anabolizantes e cirurgias arriscadas. Nessa corrida desenfreada rumo a um padrão de beleza a saúde é colocada em risco a custo da boa forma.
Encontramos no mercado atual cosméticos que prometem remover espinhas, celulites, acabar com as rugas e linhas de expressão. As "falhas" que tais produtos não conseguem resolver ficam a cargo das cirúrgias plásticas. Tanto que, atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e o segundo no ranking das cirurgias plásticas.
Nas academias a demanda de pessoas, independente de faixa etária e sexo, é crescente. Em busca de obter aspectos corporais difundidos por modelos, atletas e atrizes de modo expressivamente rápido, muitos apelam para o uso de esteroides anabolizantes. Sabe-se que o uso exacerbado desses hormônios sintéticos causam danos irreversiveis, podendo levar até a morte.
A busca pela beleza é natural ao ser humano, no entanto é necessário estar alerta aos consequentes riscos físicos e psicológicos que a busca por um padrão de beleza útopico pode trazer. Deve-se questionar os padrões e encontrar a própria beleza.
...