Curso competências basicas
Por: milene.cnn • 31/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 1.885 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ADEILCIO ALVES DA ROCHA
ANA PAULA GOMES AMORIM
JAMILA DE SOUZA MAGALHÃES
A DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DA DICLIPLIMA EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA DE RAMALHO- BA
SERRA DO RAMALHO
2015
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ADEILCIO ALVES DA ROCHA
ANA PAULA GOMES AMORIM
JAMILA DE SOUZA MAGALHÃES
A DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DA DICLIPLIMA EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA DE RAMALHO- BA
Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básica no âmbito do Programa Formação pela Escola. Sobre Orientação da Tutora Profª. Sandra Ferreira.
SERRA DO RAMALHO
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. 2. O PAPEL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.....................................................................................................................5
3. POSSIVEIS SOLUÇÕES.....................................................................................................6
REFERENCIA........................................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o governo vem investido muito em políticas direcionadas a educação, no entanto, ainda não é suficiente para atender a demanda da sociedade, porém esse pouco vem ajudando a resolver alguns problemas relacionados à educação.
Ao iniciarmos o curso competências básicas tivemos a oportunidade de aprender, conhecer e entender todos os programas do FNDE. È sabido que o mesmo tem um papel fundamental para obter a melhoria da educação e diminuir a desigualdade social existente. Além de ter muitos recursos importantes no programa de desenvolvimento à educação, esses recursos são necessários para atender a carência dos municípios, escolas e alunos. Em nosso município e oferecida oportunidade aos alunos participarem de programas de inclusão social voltada à cultura, esporte e lazer. Podendo assim desenvolver atividades complementares no contra turno escolar melhorando a qualidade de educação, contribuindo para uma civilização de costumes, cultura e paz, diminuindo o índice de violência e aumentando as oportunidades de emprego principalmente aos jovens com vulnerabilidade social.
O presente trabalho tem por objetivo computar a importância do professor de Educação Física nas escolas de ensino fundamental II no município de Serra do Ramalho, tendo em vista a docência dos professores da disciplina Educação Física, como foco a atuação dos professores na pratica da disciplina, sendo assim relatar que no desenvolvimento das aulas não e contemplado a contextualização e a relação dos conteúdos interando conceito, teoria e prática, dessa forma restringindo as possibilidades de desenvolvimento dos alunos.
2. O PAPEL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Educação Física do ensino fundamental II de Serra do Ramalho passa por um enfoque de dificuldade e desvalorização, pois os alunos não são contemplados com a Educação Física coerente com a idade e as necessidades motoras. Nas escolas do município em grande parcela os professores que atuam com a disciplina não trabalham os conteúdos de acordo com o que é previsto nos PCNs, restringindo as possibilidades de ampliação da aprendizagem dos alunos. Isso acontece devido à maior parte deles não ter formação especifica na área e estão despreparados para atuar. Portanto não conhecem o real beneficio do trabalho proporcionado pelo exercício das atividades realizadas de forma contextualizada na Educação Física.
Sendo a Educação Física uma disciplina de fundamental importância na formação do ser humano, se faz necessário um profissional capacitado para desenvolver este trabalho que é de grande relevância no futuro das mesmas, e que muitas vezes não é dado muito valor dentro do âmbito escolar.
A Educação Física contempla o trabalho do corpo e o movimento como parte da cultura humana. Nessa perspectiva a Educação Física do ensino fundamental deve influir a cultura corporal e favorecer a compreensão do seu próprio corpo e de suas possibilidades, conhecendo, vivenciando, uma ampla e extensa vivência de atividades que permita no futuro, escolha que lhes proporcione prazer e desenvolvimento pessoal que reflita na qualidade de vida.
Sobre essa abordagem o PCN cita:
“O trabalho com as habilidades motoras e capacidades físicas deve estar contextualizada em situações significativas e não deve ser transformadas em exercícios mecânicos e automatizados. (PCN,1997,p.62)”.
O papel do professor de Educação Física nas escolas de ensino fundamental é essencial para a formação social dos discentes proporcionando e garantindo aos alunos o conhecimento prático e conceitual, com conteúdos como: Relações entre exercícios físicos, vida ativa e vida saudável; Conhecimento do próprio corpo e suas estruturas funcionais; As estruturas do corpo humano relacionadas com o movimento; Relação dos músculos que produzem os principais movimentos diários; Relação das estruturas ósseas e articulares envolvidas com o movimento humano; Conceitos sobre as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas através dos movimentos ginásticos; Entendimento do termo ginástico e de algumas de suas expressões, jogos, esportes e lutas. Que ensina a lidar com vitória, derrota e o trabalho em equipe além de habituar a prática de atividades físicas como meio de prevenção de doenças.
O objetivo da educação física escolar é da oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades tornando o ser humano autônomo, crítico, organizado, sabendo respeitar os outros e ser respeitado (PCN 1997).
O professor de Educação Física tem uma grande responsabilidade, pois o interesse do aluno por uma vida ativa é reflexo da vivência nas aulas de Educação Física. Dessa forma o professor, no desempenho de sua função, pode moldar o caráter dos jovens e, portanto, deixar marcas de grande significado nos alunos em formação. Ele é responsável por muitos descobrimentos e experiências que podem ser boas ou ruins. Como facilitador, deve ter conhecimentos suficientes para trabalhar tanto aspectos físicos e motores, como também os componentes sociais, culturais e psicológicos.
...