Diversidade
Por: Jim Grey • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.
[pic 3]
2013
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética, politica e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Politica e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I
Prof: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2 DESIGUALDADES...............................................................................................4
3 DIVERSIDADES...................................................................................................5
4 HOMOFOBIA........................................................................................................6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................7
6 REFERÊNCIAS.....................................................................................................8
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual apresentará o tema: Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira e a questão da homofobia e diversidade sexual. A desigualdade no Brasil,é um caso critico que infelizmente as autoridades não atentam para isso.Nós somos um país de muitas diversidades;cultural,religiosa,raça, classe social e sexo entre outros,essa diversidade causa violência muitas das vezes devido a falta de conhecimento.
A sociedade ainda não ta educada o suficiente para receber o novo, o diferente,existe muito preconceito o qual não permite que as pessoas vivam em armonia com o outro respeitando_o em suas diferenças e limitações.
A violência homofóbica é fruto de uma sociedade pautada numa visão heteronormativa.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise critica sobre a desigualdade,diversidade, violencia na sociedade brasileira e a questão da homofobia e diversidade sexual,abordando as disciplinas de fundamentos historicos,teoricos e metodologicos do serviço social,antropologia, etica,política e sociedade e formação social,politica e economica no brasil.
2 DESIGUALDADES
A desigualdade sociail é um problema que vem afetando a maioria dos paises,principalmente os menos desenvolvidos,a má distribuição de renda é o principal fator responsável pela desigualdade na educação,saúde,classe social e econômica.
As pessoas de classe baixa são impossibilitados de crescer profissionalmente,pela falta de uma boa educação e de uma oportunidade no mercado de trabalho. A realidade no Brasil é preoculpante pois,enquanto poucos vivem com muito,muitos vivem sem nada.
O Brasil precisa se restruturar,na sua forma de pensar e agir,criando leis de polícas públicas que funcione propocionando uma vida digna a todos sem restrição de raça,religião,cultura,sexo ou classe social,reconhecendo que independente de todas essas situações todos somos humanos e precisamos viver com mas dignidade.
As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais dentre outros, as desigualdades sociais são enormes, e os custos que a maioria da população tem de pagar são muito altos.
A sociedade também pode ajudar a mudar essa triste realidade que vivemos hoje,elejendo pessoas que tenham em suas propostas de governo combater essas desigualdades. Os governantes precisam estabelecer prioridades,que atendam as necessidades da população carente, hospitais,escolas e profissionais com capacidade para receber e atender a população,ruas,transportes onde se possa trafegar com segurança,criar projetos que insentivam os jovens a estudar, para que no futuro sejam profissionais brilhantes,projetos que tirem as pessoas das ruas do mundo das drogas e do crime,dando a essas pessoas o prazer de ver o mundo com “outros olhos”.
A realidade em que a sociedade brasileira vive é lamentável,pois a maior parte dela vive num baixo níveo de pobreza desumano,onde o probre já é visto como lixo,e as autoridades só tem olhos para eles quando chegam as campanhas eleitorais,pois precisam de seus votos.
3 DIVERSIDADES
O Brasil é um país rico em diversidades,cultural,religiosa,sexual, racial e isso é muito bom, só falta as pessoas aprenderem a respeitar essas diferenças.
Essa diversidade se deu com a migração de povos de outros países,e com as escolhas e opções de cada um de nós. O mundo seria tão sem graça se fóssemos todos iguais.
A discriminação das pessoas em função de suas diferenças é uma realidade. Em vez de respeitar a diferença como um dos valores de maior prestígio para a humanidade, muitas pessoas consideram seu modelo de vida como melhor e superior aos demais.
Caracterizam negativamente determinados padrões de diversidade e atribuem significados negativos as pessoas diferentes delas. Agen de forma preconceituosa de modo que faz com que as pessoas se sintam pequena e incapaz diante delas.
Intolerância e preconceito são práticas que infelizmente não ficaram no passado,em pleno secúlo xxI persistem, quando falamos em diversidade sexual. Atitudes que muitas das vezes gera violência
...