Diversidade social
Por: Beatriz Macedo • 26/11/2016 • Projeto de pesquisa • 611 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
Diversidade Religiosa
“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”
Artigo 5º., inciso VI, da Constituição
Temos um estado laico, onde todas as religiões devem ser respeitadas, convivemos diariamente e desde a infância, com pessoas de diferentes religiões e crenças.
Conflitos sociais e como a escola pode ajudar a combatê-los
A escola é o espaço onde temos a maior diversidade cultural e também onde tem a maior porcentagem de discriminação. Tanto é que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade. Por isso, trabalhar as diferenças é até um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento. A escola em que ele foi formado e na qual trabalha é reprodutora do conhecimento da classe dominante, classe esta, que dita as regras e determina o que deve ser transmitido aos alunos. Mas, se o professor detém de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal.
Diversidade Social
A diversidade social se refere aos mais diferentes indivíduos e suas respectivas culturas, vivendo e se relacionando na sociedade.
O Brasil é um bom exemplo de diversidade social, cada um carrega origens, valores e crenças diversas; porém, embora seja um país que agregue pessoas variadas, o que é notável, cada um tem a própria essência.
Conflitos sociais e como a escola pode ajudar a combatê-los
Parece que, com o passar do tempo, o diálogo se tornou insuficiente para tentar resolver os conflitos e assim as pessoas estão se tornando cada vez mais intolerantes, o que gera os mais diversos tipos de violência.
Alguns dos exemplos de conflitos sociais são o preconceito e a desigualdade social. Ambos parecem simplesmente definirem a sociedade em ‘’pobres e ricos’’ , esses conflitos existem em todos os lugares e principalmente em países emergentes.
Tanto o preconceito social, quanto a desigualdade social são resultados de diversos fatores, como por exemplo a falta de melhores oportunidades, seja ela de trabalho e/ou educação, pois quando tem, não é de qualidade. Ou seja, a maioria desfavorecida ficam, de uma maneira geral, subordinada a minoria que possuem os recursos para ajudar aos que precisam, mas os que estão e passaram a vida sendo privilegiados não querem abrir mão de bens que acreditam ser deles, o que sempre irá gerar desigualdades.
Nesse sentido, a escola atua como mediador de tais conflitos ou, mais importante, como mediador para que não haja esses conflitos. Com isso, o corpo docente pode promover ações,junto dos alunos, como trabalhar o diálogo, se colocar na situação que o
...