DIVERSIDADE CULTURAL, HISTORIA E SOCIAL
Artigos Científicos: DIVERSIDADE CULTURAL, HISTORIA E SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: criscapixaba • 19/9/2013 • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 725 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA
CRISTIANO LEANDRO BATISTA
DHAYSIR DAYANE EZZER TEODORO
JARDÉLI MARZIN DA SILVA
JOSILENE SIMÕES DE OLIVEIRA
SIMONE PEREIRA LOPES DE SOUZA
VERONICA VASCONCELOS DA SILVA
CARTILHA SOBRE A DIVERSIDADE
BARRA DE SÃO FRANCISCO
2013
CRISTIANO LEANDRO BATISTA
DHAYSIR DAYANE EZZER TEODORO
JARDÉLI MARZIN DA SILVA
JOSILENE SIMÕES DE OLIVEIRA
SIMONE PEREIRA LOPES DE SOUZA
VERONICA VASCONCELOS DA SILVA
CARTILHA SOBRE A DIVERSIDADE
Trabalho de grupo apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
BARRA DE SÃO FRANCISCO
2013
SUMÁRIO
Afinal, o que é Diversidade? 4
Quais os tipos de diversidades existentes? 4
Diversidade Cultural e Racial 4
Diversidade Linguística 5
Diversidade Histórica 5
Convivendo e respeitando as diversidades 6
Viver em sociedade é respeitar os demais, as diferenças. 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERENCIAS.................................................................................................................8
INTRODUÇÃO
.
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma cartilha sobre diversidade para alunos das séries finais do Ensino Fundamental, para que sela esclarecido o que é diversidade, porque o Brasil é muito rico nas diversidades e conscientizar esse público-alvo sobre o respeito as diversidades existentes na sociedade.
Sabemos que nas escolas cada vez mais se justifica a presença de diversidade, por isso o objetivo desse trabalho que valoriza a importancia de cada diversidade, valorizando as raças, culturas, etnias e o social de cada um.
Afinal, o que é Diversidade?
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. Define-se o ser humano como sendo um ser complexo dotado de bastantes capacidades, contudo e apesar de sermos “idênticos” em muitos aspectos, em muitos mais somos distintos pois existe no ser humano uma diversidade a nível biológico, cultural e individual.
Quais os tipos de diversidades existentes?
Para desenvolvermos as nossas capacidades e potencialidades enquanto seres humanos autônomos e livres, necessitamos de crescer e de viver em meios que nos permitam exercer e praticar essas capacidades de autonomia e de liberdade; precisamos de nos sentir apoiados e desfiados, compreendidos e respeitados. Por tal, outra vantagem da diversidade humana é mesmo tornar um mundo mais justo e igual, sendo esta última palavra que mencionei estranha, pois pessoas diferentes e mundo igual serão incompatíveis, pensam muitos, mas não, porque é com essas diferenças todas juntas, com a sua aceitação, respeito, compreensão e aprendizagem através das mesmas que nós conseguimos viver melhor numa sociedade integrante. Quanto mais forem as diferenças mais são os valores por nós adquiridos através delas, maior vai ser a nossa capacidade de aprender e interiorizar o conceito de justiça.
Diversidade Cultural e Racial
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
Diversidade Linguística
A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença. A linguística por sua vez, é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem (o sistema de comunicação que nos permite abstrair e comunicar conceitos) ou com a língua (o sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos). A diversidade linguística,
...