Educação e Sociedade - Sociologia Aplicada
Por: hiago_souza • 11/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 185 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista[pic 1]
Educação a Distância
Curso: Sociologia
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Sociologia da Educação
Hiago Souza
Açailândia - MA
2018
Hiago Souza
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Sociologia da Educação
Trabalho Monográfico – Curso de Graduação – Licenciatura em Sociologia, apresentado à comissão julgadora da Universidade Paulista – UNIP Interativa, sob orientação do professor:
Açailândia – MA
2018
Resumo[pic 2]
Por ser uma pratica social a qual visa forma indivíduos para uma vida em sociedade, a educação deve proporcionar visões que os permita compreender a sociedade como um todo. A forma como a sociedade seleciona, classifica, distribui, avalia e transmite os saberes destinados ao ensino, transmite a distribuição do poder, isso se torna importante para que se faça um currículo que em seus conteúdos e suas práticas haja possibilidade de reflexão crítica das relações de poder da sociedade. Contudo, o campo de conhecimento da sociologia, não garanta por si o compromisso de promover educação critica transformadora, ao menos possibilita uma ampliação de compreensão da realidade social e da educação, sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares. Este trabalho tem como objetivo percorrer a trajetória sociológica dos diferentes movimentos teóricos sob a questão Educação e Sociedade, a delimitação do conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para então considerar as abordagens que dão conta da relação entre educação e sociedade, observando quais os fatores sociais que intervêm nos processos educativos e como integram-se nos postulados com as estratégias analíticas.
Abstract[pic 3]
Because it is a social practice that aims to form individuals for a life in society, education must provide visions that allow them to understand society as a whole. The way in which society selects, classifies, distributes, evaluates and transmits the knowledge destined for teaching, transmits the distribution of power, this becomes important so that a curriculum can be made that in its contents and its practices there is possibility of critical reflection of the relations power of society. However, the field of knowledge of sociology does not guarantee the commitment to promote transformative education, at least it allows an amplification of understanding of social reality and education, its specificity to analyze society under the prism of several eyes. This paper aims to review the sociological trajectory of the different theoretical movements under Education and Society, the delimitation of the concept of Education and the functions of the educational process within society, to consider the approaches that account for the relationship between education and society, observing which social factors intervene in the educational processes and how they are integrated in the postulates with the analytical strategies.
[pic 4]
Sumário[pic 5]
| 6 |
| 7 |
| 8 |
| 8 |
| 8 |
| 9 |
| 10 |
Referências | 11 |
- Introdução
Serão abordadas as contribuições da educação para a sociedade, uma vez que as duas se complementam, isto porque, uma depende da outra pra conseguirem abranger as novidades. As quais são causas e consequências das transformações que ocorrem no mundo, principalmente das novas tecnologias. Isto porque a área tecnológica é um fator que tem muito a ser desvendado pela educação e pela sociedade entre outros que permeiam e até preocupam as duas.
Por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico a pesquisa se dará em torno de obras importantes de autores como Leandro Konder, Edgar Morin, dentre outros. Estes autores retratam em suas obras a relação entre educação e sociedade, as quais fazem e sempre farão parte da realidade, initerruptamente em desenvolvimento.
Diante deste desenvolvimento é dado um maior enfoque, porque ao longo do percurso e infinito nos deixa muitas vezes intrigado pelo fato de não sabermos o resultado, ou seja, a nossa sociedade e a educação em pleno desenvolvimento acabamos nos preocupando com o que suas mudanças podem refletir na cultura, politica, enfim em nossas vidas como cidadãos agentes de sua sociedade.
Sociologia da Educação como é nomeada dedica-se a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, abrangendo aspectos também organizacionais e institucionais que permeiam o desenvolvimento da educação, bem como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes aspectos.
Vertente da própria sociologia, a sociologia da educação prima estudar a realidade educacional, ambientes onde há processos educativos, porem além disso, busca compreender o processo de socialização, desenvolvendo neste meio relações que não se dão apenas entre professores e alunos, uma vez que inúmeros outros sujeitos estão envolvidos neste processo.
- Justificação do Tema
A escolha do tema se deu pelo fato da sociologia ser uma ciência extremamente importante para o mundo em que estamos vivenciando, isto porque, além de buscar a compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, busca rever e até mesmo antecipar momentos paras as gerações seguintes, proporcionando-nos a compreender e procurar soluções que solucionem os males que estávamos vivenciando na atualidade (criminalidade, educação, pobreza, desigualdade social entre outros).
...