FICHAMENTO Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI.
Por: Jardson Santos • 8/7/2022 • Resenha • 762 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Disciplina: Temas Atuais para o Ensino de Química I – IEQ100.
Aluno: Jardson dos Santos Reis.
Matrícula: 21753615.
ATIVIDADE AVALIATIVA – FICHAMENTO
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora. 2015.
ABP VERSUS UMA TAREFA DE PROJETO TRADICIONAL
Primeiramente, o autor coloca em sua argumentação a necessidade em saber diferencias projetos com as distinções da ABP com outros projetos de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos segue um princípio a partir da formulação de uma questão motriz, na qual permite a autonomia dos alunos assuntos com abordagem em relação a ABP. O autor também cita a cooperação em atividades com prazos e profundidade maiores do conteúdo, em suma, o autor fala sobre as características essenciais da ABP.
COMO A ABP ENQUADRA-SE NO CURRÍCULO?
Nesse ponto, o autor discute a adequação do ABP aos currículos escolares e como ele pode ser usado como um complemento para o ensino em sala de aula. No entanto, ele propõe que a ABP substitua completamente o ensino por unidade, e que, neste caso, é preciso avaliar diretrizes curriculares específicas e garantir que todas sejam abordadas.
PESQUISAS SOBRE A EFICÁCIA DA ABP
Neste tópico, o autor discute a eficácia da ABP a partir de uma abordagem de ensino que expressa de forma bem convincente que é uma forma eficaz de ensino. O autor faz abordagem de duas vantagens relevantes, que são: a motivação e o interesse dos alunos em concluir atividades envolvidas, grande parte se relaciona ao fato do uso de uma questão motriz na qual envolve o mundo real, tornando o assunto algo mais interessante ao aluno. O autor também cita trabalhos que demonstra o aumento de rendimentos dos estudantes utilizando a ABP, outrossim, é possível considerar uma grande preocupação com relação aos professores para que utilizem todos os conteúdos do currículo. Por fim, o autor discute as preocupações dos professores sobre como implementar a ABP para melhorar o desempenho dos alunos em testes de alto risco e demonstrando, por meio de uma variedade de projetos e estudos, que o ABP é um método de ensino de rendimentos elevados, principalmente quando comparado ao ensino tradicional.
O PAPEL DA TECNOLOGIA DE ENSINO NA ABP
Nesta seção, o autor da ênfase sobre o principal diferencial da ABP que vem do uso de uma ampla gama de tecnologias educacionais, como jogos e simulações computacionais, ademais, o autor discute o uso dessas tecnologias pelos professores, bem como seu significado, pois essas ferramentas alteram a estrutura da educação reorganizando os processos através do ensino e aprendizagem. Para tanto, os estudantes se tornam-se produtores de seus próprios conhecimentos através de projetos desenvolvidos. Mesmo que não seja um requisito para projetos ABP, o uso da tecnologia potencializa a colaboração ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades tecnológicas e trabalhos com projetos.
...