TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feminismo

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Você sabe o que é o feminismo? É assustadora a quantidade de gente que não sabe do que se trata. Não há obrigação se quer, é claro, mas a partir do momento em que você decide opinar sobre o assunto, é de bom tom saber do que se é falado.  Pessoas vão "contra" o feminismo sem nem mesmo saber qual é o seu significado. Que de acordo com o dicionário, é a doutrina cujos preceitos indicam e defendem a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Mais de 90% dos  presidentes e primeiros-ministros são homens, como também o são quase todas as principais lideranças empresariais do planeta. Em sua maioria, ainda desfrutam de privilégios sociais e legais. Então pode causar estranheza portanto, dizer que eles estão em apuros.

Um dos argumentos mais usados contra a ideologia é o que dizem que as feministas lutam apenas para aumentar o direito das mulheres e ignoram a igualdade dos sexos. Existem três exemplos que pessoas que criticam o movimento feminista mais citam, que é a aposentadoria, servir ao exército e a licença-maternidade.

Sobre a aposentadori, o fato da mulher se aposentar mais cedo, apesar de ter uma expectativa de vida mais longa que a do homem. Acontece simplesmente porque na sociedade em que a gente vive a grande maioria das mulheres ainda faz jornada dupla. Na questão de servir ao exército, chega a ser irônico. Porque as mulheres têm lutado por décadas para terem também o direito de se alistarem. Essa uma obrigatóriedade do homem, nada mais é que na verdade um reflexo do machismo na sociedade. Sociedade esta que tem o papel do homem como sendo o mais forte, e a mulher nada mais que o sexo frágil. E finalmente sobre a licença-maternidade, não é um benefício, é um caso de necessidade. E por quais motivos a mulher não iria querer o marido ao seu lado para ajudá-la e também seu filho? Inclusive, muitas feministas defendem que o homem também deva ter uma licença-paternidade.

Outro argumento muito usado é a lei  Maria da Penha. Dizem que a lei Maria da Penha é sexistista porque ela só defende a mulher, mas o que acontece é que essa lei foi criada como uma resposta ao cenário que temos no Brasil. Cenário de extrema violência doméstica acontecendo contra mulheres, com uma maioria esmagadora de vítima. Já existiam leis para punir a agressão, mas temos um quadro que mostra que essas mesmas leis não estavam sendo cumpridas de maneira correta justamente por causa do machismo, e até mesmo de mulheres que acabavam sendo atacadas e permaneciam caladas. Então essa lei foi essêncial para que houvesse um equilíbrio. E para quem não sabe, a lei também se aplica aos homens que também podem sofrer por agressão. E se essa lei não está sendo aplicada, nada mais é que o machismo prejudicando o próprio homem.

O que muitos homens não percebem, é que o machismo, assim como dito no paráfrago anterior, cai sobre eles. Porque da mesma forma em que as mulheres tem o seu papel, eles também tem o deles. Os dois serão criados de maneiras completamente diferentes e a sociedade exige esse tipo de comportamento. Papel esse que pode não ser o seu papel. O feminismo luta pelos direitos do homem também. É uma via de mão dupla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com