Filosofia
Por: C1A2R3 • 5/4/2015 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
Introdução
Para que Filosofia?
(Marilena Chauí)
Para algumas pessoas a filosofia é algo que não possui conhecimento, isso é um grande preconceito, pois engana-se. A filosofia é a busca pelo saber, onde um mesmo fato é visto por dois ângulos que existe uma investigação maior; levantando subsídios para respostas novas, por mais que sabemos sempre haverá algo a mais para aprender.
Todo conhecimento resulta de uma investigação filosófica, cada pessoa têm a realidade de uma maneira única: a sua “filosofia de vida”. No começo do capítulo foram apontadas várias frases ditas a todo momento para descrever reações naturais do homem, podemos conhecer a realidade e diferenciar da ilusão, para controlá-la para o uso de nossa vida.
Segundo Marilena Chauí, devemos adotar atitudes filosóficas e críticas, possuir a capacidade de questionar a realidade de uma maneira mais direta, pois a filosofia é aplicada em vários campos de conhecimento. A autora nos faz um convite à reflexão e ao filosofar sobre coisas simples e até complexas da vida humana.
A cultura é entendida como sendo o primeiro caminho para conhecer e experimentar as coisas do mundo. O conhecimento adquirido pelo senso comum é de fundamental importância na formação do ser humano, nascemos, crescemos, vivemos em busca do “saber viver”, questionamos em vários momentos o por quê da vida, dos sentimentos, da realidade em que vivemos. Sem saber praticamos a filosofia em muitos momentos em nossa vida, a filosofia é essencial até mesmo para nos conhecer melhor, mais profundamente.
Não devemos ficar parado ao natural, ao obvio e evidente, temos que investigar, compreender o mundo em que vivemos. Através da filosofia o homem adquire condições para melhorar a atitude humana, buscando superar o convencional.
...