Formas de Aquisição de Renda para a Sustentabilidade Económica do Museu Nacional da Moeda (2015 – 2017)
Por: Elídio Vasco • 13/9/2021 • Monografia • 12.026 Palavras (49 Páginas) • 134 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE ARTES E CULTURA
FACULDADE DE ESTUDOS DA CULTURA
Curso de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais
Orientação em Gestão Cultural
Formas de Aquisição de Renda para a Sustentabilidade Económica do Museu Nacional da Moeda (2015 – 2017)
Elídio Artur Vasco
Matola – 2019
Elídio Artur Vasco
Formas de Aquisição de Renda para a Sustentabilidade Económica do Museu Nacional da Moeda (2015 – 2017)
Monografia apresentada à Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, sob a orientação doDr. Rosendo Mate.
Matola – 2019
Declaração
Declaro que este estudo nunca foi apresentado na sua essência para obtenção de qualquer grau académico e que constitui resultado da minha investigação pessoal, baseado nas orientações do meu supervisor, estando devidamente mencionadas todas fontes consultadas.
____________________________________
(Elídio Artur Vasco)
Elídio Artur Vasco
Aprovado em ______ de _________________de 2019
Monografia apresentada à Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, aprovada pelo seguinte júri:
Supervisor
____________________________________
(Dr. Rosendo Mate)
Oponente
____________________________________
(Dr. Daniel Inoque)
Presidente do Júri
____________________________________
(Dr. Juvenal Nhabanga)
Matola – 2019
Dedicatória
À minha família, em particular aos meus pais Artur Vasco e Julieta João, ao meu irmão Sérgio Artur Vasco, pelo apoio incondicional em termos de moral e material, que mesmo no meio de imensas dificuldades acreditaram em mim e tudo fizeram para o sucesso da minha formação.
À Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).
Agradecimentos
À Deus, pela saúde e força que tem proporcionado dia-após-dia, ao longo da caminhada para o alcance dos meus objectivos e metas na vida.
À minha família, especialmente meus pais Artur Vasco e Julieta João, que sempre priorizaram minha educação, que me criaram em um ambiente familiar totalmente voltado para o conhecimento e que me ensinaram que uma das essências do ser humano é estudar, aprender e evoluir, sempre.
Ao meu irmão Sérgio Vasco, o qual considero de pilar, pois tem contribuído em termos de moral e material no processo da minha formação académica e para obter sucesso na vida.
À todos que foram fundamentais no processo da minha formação e para a realização deste estudo. Refiro-me, com grande destaque, ao orientador Dr. Rosendo Mate, um grande mestre que me orientou com muita sabedoria, conhecimento e participação activa no desenvolvimento do trabalho.
À toda equipa de professores e funcionários do ISArC, especialmente ao Dr. João Mucavele, Dr.ª Eliana Sengo, Dr.ª Lenaura Muchanga e outros, que contribuíram para o sucesso da minha formação, sempre com muito profissionalismo.
Aos meus colegas, Valência Castigo Mianbo, Valdmiro Cardoso, Joaquina Franque, Cídia Isabel Novela, Ornilo Mabasso, Luísa Luís Manhiça, Iassine José Júlio, Cátia Tiago Alberto, Criolaina Constantino Rungo, Lourena Felícia Victor, e outros, que souberam celebrar os bons momentos, ajudar nos momentos de aflição e pelos conhecimentos compartilhados.
Aos meus amigos e colegas do quarto criativo, pelo acolhimento nos bons e maus momentos.
À todos aqueles, que de alguma forma, contribuíram para a concretização deste estudo.
Resumo
Este estudo teve o objectivo de explorar um tema relevante no contexto actual em que o estudo sobre o património vem ganhando destaque e importância, na medida em que o actual contexto do processo de sustentabilidade do património cultural se torna cada vez mais um desafio. No intuito de contribuir para a compreensão do processo de sustentabilidade do património cultural, o estudo reflecte sobre mecanismos que busquem identificar e relacionar os antecedentes que contribuem para aquisição de renda para a sustentabilidade económica no Museu Nacional da Moeda. Entre as abordagens, enfatiza-se as acções estratégicas que o museu tem vindo a desenvolver para arrecadar fundos, por meio de actividades educativas e as relacionadas ao turismo cultural. Neste contexto, procurou-se analisara sustentabilidade económica no Museu Nacional da Moeda, por meio da realização do diagnóstico institucional para averiguar a sua situação actual, identificação das actividades desenvolvidas e a análise dos mecanismos e fontes de recursos. Para a concretização do estudo, foi realizado uma pesquisa de campo no Museu Nacional da Moeda, com base na sistematização das técnicas de entrevista e observação. Os resultados da pesquisa apontam que não é apenas através das actividades e acções estratégicas desenvolvidas, que o Museu Nacional da Moeda aborda a sustentabilidade económica, esta pode ser abordada mediante a elaboração do Plano Museológico e da intervenção do Estado, instituições privadas e a comunidade no geral, no processo de sua gestão.
Palavras/expressões-chave:
...