Globalização e Diversidade Cultural
Por: crflucas • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Página 1 de 2
- Globalização cultural é o meio em que há trocas de culturas, marcas de um país para o outro.
- De certa forma sim, pois a homogeneização é um processo que existe, mas que é apropriado de maneiras diferentes em cada parte do planeta. Do ponto de vista econômico as mensagens direcionadas ao mercado de consumo tendem a uma unificação do marketing, e seus símbolos tendem a serem os mesmos em escala global: a mesma música, as mesmas mensagens, os mesmos filmes, os mesmos outdoors etc. Na realidade, essa homogeneização é relativa e sofre interferências culturais das comunidades locais. Ocorre uma apropriação e consequentemente modificação das mensagens e de seus símbolos nos planos nacionais e locais.
- Sim. Com a globalização emergem novas maneiras de manifestações culturais, num processo de transculturação, são criadas expressões culturais que não apresentam raízes históricas, mas é o resultado de interconexões culturais que são facilitadas pela expansão da tecnologia da informação e pela rede de computadores mundiais.
- A globalização tem uma aparência de ocidentalização para muitos devidos ao forte fato da maior parte das roupas, perfumes, restaurantes de grande nome e mercadorias em geral que encontramos dentro do nosso país, serem de fora dele, ou internacionais.
- Sim, pois padrão americano tende a ser universal, a sociedade acaba buscando as mesmas tendências, chegando ao nível de viver com o mesmo padrão de vida dos americanos.
- Muitas identidades culturais locais são reconstruídas e reinterpretadas, contribuindo para o aumento da diversidade. O sistema de referências incluem símbolos, mitos e heróis globais, que são identificados como tal pelas comunidades locais: ídolos musicais, de futebol ou personalidades tornam-se referenciais que contribuem para a construção de uma identidade cultural.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com