Homem e sociedade
Por: Carlos Lima • 18/11/2015 • Artigo • 355 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Tema: Intertextualidade e contextualização.
Gênero textual: Símbolos
Os símbolos se tratam de signos que servem para representar algo normalmente imaterial (como religião, nação, quantidade de tempo, etc.).
É um elemento muito importante na comunicação, pois está presente em nossa história e atualidade, provando ser útil em diferentes épocas e contextos.
Alguns símbolos possuem interpretação e conhecimento mundial, outros são apenas parte de uma única cultura e contexto, se tornando parte de uma comunicação específica entre os mesmos.
Cruz
[pic 1]
Talvez um dos símbolos mais antigos e conhecidos seja a cruz.
Formada por duas barras que se cruzam perpendicularmente dividindo umas das linhas ao meio, a cruz está presente em diversos contextos e religiões, sendo conhecida mais comumente no cristianismo.
Para os cristãos esse símbolo se trata da representação da crucificação de Jesus (representada também pelo crucifixo, que alem da cruz possui a representação do corpo de Jesus) e do próprio amor de Deus por seus filhos.
Intertextualmente podemos observar variações deste símbolo sendo utilizados de outras formas e possuindo diferentes significâncias.
[pic 2]
A cruz invertida, ainda no contexto cristão é conhecida como cruz de São Pedro, e simboliza o amor, humildade e respeito, pois relatos descrevem que após São Pedro ser condenado cúmplice de incendiar a cidade de Roma, foi preso por ordem de Nero (Imperador de Roma), e no momento de sua crucificação, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo dizendo não ser digno de ser crucificado como seu mestre Jesus.
Utilizada no contexto de seitas satânicas, por exemplo, a cruz invertida possui significado oposto ao do cristianismo, e faz menção há discordância desses dogmas, sendo assim uma representação do anticristo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_crist%C3%A3
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_S%C3%A3o_Pedro
...