JIMMY CARTER E O AMERICAN WAY OF LIFE
Por: Everton Cinelli • 13/10/2017 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
JIMMY CARTER E O AMERICAN WAY OF LIFE
Trabalho apresentado, como parte da avaliação da disciplina Informática Aplicada a Processos Administrativos, ministrada pelo Professor Thiago Borges Renault.
EVERTON FONTES CINELLI 201545515-7
SEROPÉDICA/RJ
2017
JIMMY CARTER E O AMERICAN WAY OF LIFE
No presente trabalho pretende-se avaliar, de maneira sucinta, tudo o que foi discutido em sala de aula, tendo como base os slides sobre a vida e a carreira do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, e o estilo de vida adotado pelos americanos no seu famigerado “american way of life”. Para tal, considerou-se recursos como filmes, seriados, indústria, moda, música, reportagens, documentários e quaisquer informações que demonstrassem os pensamentos norte-americanos.
A história do ex-presidente Carter e a maneira como foi iconizado traz à tona a ideia que nutre uma nação inteira: o alcance do sucesso! Isto é, que a grande vitória está acessível a todos, e que a oportunidade de obtê-la está à disposição daqueles que realmente a querem. Tudo o que precisa fazer é obedecer a uma escala rigorosa de meritocracia, o famoso “fazer por onde”. Essa sensível conotação se espargiu pelo mundo através de uma espécie de colonização silenciosa e quase invisível, semeada desde pequenas embalagens de produtos até grandes produções hollywoodianas, enfatizando que tudo sobre o “viver bem” está relacionado ao quanto se obtém e o poder que o consumo lhe garante. Tudo isso ligado a ideia de que “como o menino pobre se torna presidente, todos podem, afinal”.
A globalização, que abriu as portas da informação, principalmente por conta da velocidade e da quebra de paradigmas geográficos, deixou as barreiras culturais muito mais translúcidas, palpáveis, mesmo a longas distâncias. O que antes já se fazia de forma lenta, agora é concebido numa celeridade assustadora: o estilo de vida, a forma de pensar, de cultuar, de se vestir, a forma de inspiração de outras nações se misturam a nossa, em grande parte oriunda dos norte-americanos, exercendo, de forma nem sempre sutil, uma influência com ares de povoação intelectual, a já citada colonização silenciosa.
Seria um erro afirmar que não existe um lado positivo nessa estrutura, principalmente no teor de superação em que a propaganda de Carter se baseou, semeando essa maneira de agir em que o indivíduo vai se orientar através de suas dificuldades, estabelecendo propósitos para não desistir de alcançar seus ideais secundários até se tornar o que estabelece desde o início. Essa fórmula inquebrável e infalível só não encontra lugar na vida de uma parcela considerável da população, que está à margem das possibilidades que o “american way of life” constitui.
...