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Marcel Mauss e as ciências sociais

Por:   •  10/9/2017  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

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Marcel Mauss e as ciências sociais

Introdução:

No presente relatório, podemos dizer que a dádiva é o oposto do intercâmbio mercantil,

porém procurava encontrar a origem do intercâmbio moderno. A tríplice dar, receber e

devolver não chegava a evidenciar a reciprocidade e deixava um paradigma para os seus

seguidores.

• Levi Strauss, utiliza das teorias de Mauss, para justificar a teoria da reciprocidade que ele

limitava nas estruturas do parentesco e para justificar a troca simbólica e generalizada.

Desenvolvimento:

Contrário ao intercâmbio e não apenas a origem do intercâmbio;

Mauss identifica as prestações totais chega a formular como dom intercâmbio e que são

diferentes do intercâmbio mercantil, também associa um valor ético e moral nas transações

econômicas.

- Não são apenas os indivíduos, são a coletividade que se obrigam mutuamente.

- Diferencia intercâmbio mercantil sob o interesse individual.

- O doador recupera a coisa dada no retorno do seu bem, mas o prestígio é do

donatário com o privilégio de resguardar o seu nome.

- O prestígio nasce com aquele que toma a iniciativa.

Essa primeira parte pertence mais a uma dialética social e econômica e é deixada pela

honra e pelo prestígio.

Para Mauss existem relações reais e praticas entre a psicologia e a sociologia, a sociologia como a psicólogia, isto é o conjunto entre as ciências visto que para ele a antropologia é algo que abrange muitas áreas.

Ensaio sobre a dádiva é uma crítica profunda a economia daquela época, ele faz uma desconstrução da idéia de economia de mercado para repensar um projeto sociológico, sócio antropológico, político em que esse avance em uma outra idéia da economia de mercado, a idéia dele é desconstruir a economia mercantil, pois a economia não é um fenômeno natural, então ele propõe que as trocas de bens aconteça entre grupos sociais, onde haverá um valor simbólico.

A dádiva é uma troca não só de bens, mas também de símbolos, ou seja um sorriso, se alguém sorri pra você, terá que retribui-lo com outro sorriso pra que o vínculo não se quebre.

Nas sociedades tradicionais já existia uma obrigação moral coletiva de circulação de bens materiais e simbólicos, em favor da reprodução do sistema coletivo.

Conclusão:

Mauss afirma que este é um primeiro trabalho sobre fatos sociais totais, e que deve servir de base para que outros estudos possam ser feitos, sendo importante para a sociologia que os sociólogos

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