Muito Além do Peso
Por: Lane Santos • 2/10/2018 • Resenha • 514 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Faculdade Mauricio de Nassau
Tanúbia da Silva Amorim
Resumo do documentario Muito Além do Peso
Maceió-AL, 2018
Muito Além do Peso: Resumo
O documentário é um alerta urgente para o que já estamos vivendo e para o que ainda está por vir, mostra e questiona os péssimos hábitos alimentares das nossas crianças hoje em dia, fala ainda sobre o consumo de alimentos não saudáveis, como fast-foods, refrigerantes, que é uma prática comum entre crianças pelo Brasil inteiro. Torna isso claro quando mostra que crianças sabem o nome e os componentes de salgadinhos e bolachas, mas não sabem identificar frutas e legume mostrando assim que 33% das crianças brasileiras são obesas. Também contextualiza de forma louvável aspectos importantes da dinâmica político-econômica na obesidade infantil. Com espírito crítico, expõe a influência gigantesca e desleal da indústria de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, a polêmica questão da publicidade voltada ao público infantil, a falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presente na merenda escolar, a falta de segurança pública necessária para prática de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à TV e, ainda, a dificuldade de acesso físico a alimentos mais saudáveis.
Estas novas gerações já nascem em uma realidade onde o ritmo de vida é acelerado e a preferência por uma alimentação mais rápida é maior, e isso acontece sem que sejam considerados os efeitos colaterais que tais hábitos podem gerar fazendo uma análise da obesidade infantil principalmente no Brasil, mas também amplia a discussão para o âmbito internacional, mostrando como esta doença é tratada em diferentes lugares, abordando a falta de informação por parte dos pais, as propagandas prejudiciais e a predisposição da nova geração para a obesidade, afinal, com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, a busca por uma alimentação mais prática e rápida aumenta. Uma verdadeira combinação de fatores prejudiciais à saúde, reunindo uma série de entrevistas com médicos, especialistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, avaliando as consequências do sobrepeso infantil e quais são as origens sociais e econômicas deste fenômeno.
As empresas que produzem os alimentos e bebidas industrializados são apontadas no documentário como grandes vilãs da história toda, principalmente por conta das acusações de omissão de informações importantes ao consumidor, para manter a atratividade do produto em função das campanhas publicitárias voltada às crianças. Ainda, persuadem crianças de uma maneira tão profunda que fica quase impossível para que pais já indiferentes a essas questões de saúde consigam ter pulso firme para dizer não aos desejos fabricados de uma geração que já nasce com a predisposição de ser ainda mais obesa. Esse tipo de comportamento permissivo por parte dos pais simboliza a falta de preparo e a desinformação sobre um tema que parece não ser levado a sério por muitos, ou sequer enxergado como uma doença.
...