O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Por: Serviço Social • 20/3/2021 • Relatório de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
Nome: MARINEZ BASTOS DINIZ Matrícula: 201902444914
Nome: POLIANA COSTA ESTRELA Matricula: 201902444922
Atividade: AV1 Profa. EMANUELLE DOS SNTOS PINHEIRO
Disciplina: FUND. HIST. TEOR. METOD. DO SERVIÇO SOCIAL III
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro iniciado na década de 1960, Realizado por assistentes sociais brasileiros com influências Norte Americano, tempos em que os assistentes sociais vivenciaram momentos históricos da Autocracia burguesa ou seja com Ditadura Militar nesse ambiente varias categorias profissionais se uniram inclusive o Serviço Social na buscar de novas propostas pelo Regime Democrático.
A partir desse momento o Serviço Social entra em processo de repensar sobre sua profissão e suas bases teóricas e postura ética politica. Então Serviço Social em sua reflexão percebem a falta de coerência onde os profissionais estavam lutando pelo reestabelecimento da democracia junto aos movimentos sociais mais ao mesmo tempo continuava com suas praticas conservadoras, esse grande processo de repensar na profissão vai ser conhecido como Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
Esse Movimento vai ter três grandes momentos históricos, a Modernização Conservadora , Renovação do Conservadorismo e Intenção de Ruptura sendo eles momentos amplos e muito diferente entre si e que marcou significativamente a historia do Serviço Social Brasileiro.
A Modernização Conservadora vai ser o primeiro momento em que serviço social vai afastar da perspectiva religiosa se tornando laico havendo uma separação entre sua vinculação com a igreja buscando uma modernização sobre o ponto de vista técnico para seu agir profissional junto ao Estado seguindo uma logica funcionalista e positivista. Já no segundo momento na Renovação do Conservadorismo houve-se um retrocesso tudo que se tinha avançado na Modernização do Conservadora se perde nesse refluxo volta-se ao um conservadorismo mais fortalecido com Renovação que retorna as bases da igreja associado ao pensamento e logicas teóricas conservadora que é fenomenologia totalmente pautada no dialogo e conformismo. O terceiro momento que é Movimento de Intenção de Ruptura, onde de fato o Serviço Social rompeu com conservadorismo com sua aproximação com o marxismo que per sua vez teve no seu ambiente vários equívocos de interpretação teóricas da profissão de forma atravessada criando um serviço social alternativo.
O Serviço Social a partir do estabelecimento democrático no Brasil, se aproxima de foto do marxismo se pautando e buscando analisar as expressão da questão social não mais baseado na aparência mais buscando a essência e entendendo que sociedade é são frutos das contradição entre capital e trabalho e partir desse momento o Serviço social consegui construir todos marcos regulatório que são importante até hoje para a profissão.
...