O experimento: Experimentação do leite psicodélico
Por: Tatiana Rezende Rodrigues • 23/3/2016 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 5.524 Visualizações
O experimento:
Experimentação do leite psicodélico.
É uma experiência muito importante para explicar a solubilidade e a tensão superficial através de uma simples experiência com leite, corantes e detergente.
O efeito causado pelo detergente se deve à quebra da tensão superficial. Essa tal tensão é o que não permite que o leite e os corantes se misturem, porém, o detergente é o produto certo para destruí-la. Com a tensão quebrada o leite e os corantes se misturam dando origem ao leite psicodélico.
Principais indagações e curiosidades:
Porque o leite não mistura com os corantes?
Ao pingar o detergente, as cores passam a se misturar? Porque?
Tempo de duração: 1 aula de 40 minutos.
Recursos e materiais:
1 prato
Corantes alimentícios nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul)
Leite
Detergente
Faixa etária: crianças de 5 anos.
Está de acordo com as leis que regem o ensino de ciências?
De acordo com o Rcnei, os trabalhos relacionados a Ciências Humanas e Naturais devem ser voltados para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.
Explana ainda o quão é importante que a criança tenha contato com diferentes elementos, fenômenos, e acontecimentos do mundo e tenham acesso a formas diversificadas de compreender e representar o que vivem em seu cotidiano.
Justificativa:
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), no Artigo 6 incisos V, VI, VII, VIII e IX relatam:
V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
IX - Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento da aula:
A professora iniciará uma apresentação relembrando aulas anteriores que explicou sobre as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Assim poderá remeter um assunto já abordado e torna o experimento lúdico e divertido.
Alguns alunos serão utilizados para interpretar o leite, os corantes e o detergente. Através de um pequeno teatro, as crianças participarão do experimento vivenciando o que realmente acontece na experiência.
Após o teatro, a professora realizará o experimento com os materiais que levou, permitindo assim que os alunos visualizem a experiência.
...