O pensamento burgues
Por: familybrito • 25/10/2015 • Resenha • 692 Palavras (3 Páginas) • 890 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Sociais | [pic 2] |
ROTEIRO DE ESTUDO
“La Pensée Bourgeoise”
Amanda Aparecida Rodrigues Brito[1]
- Explicite qual ocultação é introduzida no sistema econômico da Sociedade Ocidental.
A ocultação introduzida rege-se por uma autoconsciência do Materialismo histórico sob a sociedade burguesa, que por sua vez, se une a burguesia com o objetivo de elevar a alienação das pessoas, e ocultar o sistema de significado na práxis, que ao se conceber a criação e o movimento dos bens a partir das quantidades pecuniárias (valor de troca) ignora-se o código cultural de propriedades concretas que rege a “utilidade” e com isso continua incapaz de explicar o que de fato e produzido. A sociedade capitalista na qual Marx sustenta seus escritos, torna possível que o valor simbólico da matéria produzida seja mensurado pela geração de lucro.
- Dado que a América é a terra do cão sagrado, quais as implicações disto na economia e na gastronomia da sociedade americana?
Nenhuma, pois a razão principal postulada pelo sistema de carnes americano é “a relação da espécie animal com a sociedade humana”, ou seja, o afeto, ou modo como se relaciona com esse animal é simbólico, seria uma implicação se comessem o que consideram por sagrado que ao domesticarem esse animal cria-se amor, seria uma hipocrisia leva-los para o abate, eles são considerados parte da família. Os animais comestíveis são considerados como objeto; e os cães por exemplo tem um certo significado para que não se possa comer.
- Considerando calças, saias, cavalos, cães, bois e porcos, comente a frase:
“Nenhum objetivo, nenhuma coisa existe ou tem movimento numa sociedade humana exceto pela significância que os homens lhe possam atribuir”.
A partir da frase podemos definir como a sociedade capitalista, onde a produção representa uma expansão, tendo a troca e o consumo como meio de comunicação, as coisas ganham sentido, a partir do momento em que elas entram em contato com o mercado, onde acontecem as trocas. Sem estar para o consumo não se tem significância, a não ser que culturalmente já esteja definido.
- Por que a produção é a reprodução da cultura num sistema de objetos? Comente.
Porque quando produzimos objetos, estamos reproduzindo nossa cultura em massa, o ato de produzir é que constrói a nossa cultura que sofistica, ou seja, que inova ela é construída na prática do dia-a-dia.
- De acordo com o autor, o que determina a diferença de valor econômico entre o filé/carne assada comparada com a dobradinha e a língua?
De acordo com o autor é uma questão muito relativa, uns compram o filé mesmo sendo caro pela qualidade, mesmo sem condições. Outros vão preferir a língua por ser uma carne barata, e que economicamente não são condicionados.
- Disserte sobre a citação abaixo:
“A produção portanto é algo além e distinto de uma lógica prática da eficiência material. É uma intenção cultural”.
...