OS PRINCIPAIS GURU DA QUALIDADE
Por: Guilherme De Cicco • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – GESTÃO DA QUALIDADE
GUILHERME AMORIM DE CICCO – 220982015
PRINCIPAIS GURU DA QUALIDADE
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
GUILHERME AMORIM DE CICCO
PRINCIPAIS GURU DA QUALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão da qualidade.
Prof. Cristiano Pereira da Silva
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
W. Edwards Deming
Deming nasceu nos Estados Unidos, em 1990. Foi o primeiro estudioso da qualidade a treinar empresários no Japão.Seu treinamento foi tão aceito pelo povo que ele teve embasamento na revolução da qualidade, e também foi o grande responsável da difusão das ferramentas de controle estatístico da qualidade.
Deming dizia que a qualidade pode ser medida por meio da interação entre o produto em si, o cliente e o atendimento a esse cliente.
Uma das contribuições de Deming para a área da qualidade foram os “14 pontos do métodos Deming para melhoria”, que é uma série de principios que foram usados no Japão por ele para treinar os empresários, que logo se tornaram base para o sistema de qualidade nos EUA.
Além dos “14 métodos para melhoria”, Deming também criou outras definições utéis que foram: “7 doenças mortais da qualidade” e “12 grandes obstáculos a serem enfretados”.
Joseph M. Juran
Joseph nasceu na Romênia, em 1904, e emigrou para os Estados Unidos com 8 anos.Em 1979, fundou uma das melhores instituições voltada ao estudo da qualidade no mundo, o Instituto Juran, para continuar o trabalho com o qual ele dedicou sua vida.
Como Deming, foi no Japão que Joseph pode mostrar suas ideias sobre qualidade, e divide o mérito de um dos embasamento na revolução da qualidade com Deming.
Joseph foi pioneiro na aplicação dos conceitos da qualidade á gestão empresarial, principalmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução.Para ele,o uso de ferramentas estatísticas proposto por Deming no controle da qualidade é importante, mas não fundamental.
Para Joseph, a definição de qualidade se baseave em 3 modos:
- A qualidade relacionada ao desempenho do produto.
- A qualidade relacionado à ausência de deficiências.
- Os 2 modos acima não são opostos, como parece ser. Joseph fala que é “plenamento possível que um produto não tenha deficiências e ainda não tenha boas vendas porque algum produto concorrente tem um desempenho melhor “ (JURAN,1992,p.6)
Após o planejamento feito, entra em cena o controle da qualidade, que serve para mostrar onde esta ocorrendo falhas, para corrigi-las, e também mostra onde ocorrem acertos.
- Planejamento
- Controle da qualidade
- Aperfeiçoamento
Philip Crosby
Nasceu em 1926, também nos Estados Unidos.Iniciou no setor como técnico, depois foi se desenvolvendo até chegar na gestão da qualidade.Trabalhou por muito tempo em grandes empresas com cargo alto, até que decidiu abrir sua empresa de consultoria e treinamento para qualidade.
Para Philip, o conceito da qualidade estava relacionado à conformidade com os requisitos,portanto,devem ser definidos requisitos claros para os produtos e serviços e,a partir deles, deve-se verificar constantemente a conformidade do produto.
Dizia que a qualidade é uma questão de sobrevivência para as empresas, e também ficou conhecido por propor o programa ZERO DEFEITOS, que visa não ter retrabalho, ou seja,fazer da maneira correta na primeira vez.
Para Crosby, a ideia de que erros são inevitáveis era uma crença generalizada.Erros acontecem por falta de conhecimento ou de atenção.
Armand V. Feigenbaum
Armand nasceu em 1922, fez parte da mesma geração de Philip.Trabalhou por muitos anos na General Electric e presidiu a American Society for Quality Control.
A qualidade para Armand é um conjunto de caracteristícas do produto que satisfazem as necessidades do cliente.É um método de gerenciar organizações pautado pela busca da excelência e que permite atingir, como principal resultado,a satisfação do cliente, com otimização de recursos e diminuição de custos.
Armand acredita em uma abordagem sistêmica da qualidade, entendendo que ela deve integrar esforços de todos os departamentos da empresa,porque impacta todos eles.Para o controle de qualidade total dar certo,é preciso que todas as pessoas no nível de gestão sejam profundas conhecedoras do sistema que esta sendo implementado.
...