Guru Da Qualidades
Artigos Científicos: Guru Da Qualidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lu_rafa • 1/6/2014 • 343 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
Kaoru Ishikawa (1915-1989)
Nascido em Tokyo, graduou-se em Química na Universidade de Tokyo em 1939. De 1939 a 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na “Nissan Liquid Fuel Company” até 1947. Foi Professor de Engenharia na Universidade de Tokyo. Em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade.
Kaoru Ishikawa aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos. Traduziu, integrou e expandiu os conceitos de gerenciamento do Dr. Wilians Edwards Deming e do Dr. Joseph Moses Juran para o sistema japonês.
Em 1962, em conjunto com a JUSE, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade. Em 1982, viria o Diagrama de Causa-e-Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama espinha de peixe. A melhor contribuição do Diagrama de Ishikawa: forneceu uma ferramenta poderosa que facilmente pudesse ser usada por não-especialistas para analisar e resolver problemas.
Kaoru Ishikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Folhas de verificação, Gráficos de dispersão, Fluxograma, Cartas de controle.
Mais a ferramenta mais utilizada pelas as empresas é o Diagrama de causa e efeito ou Diagrama Ishikawa, é um instrumento gráfico para identificar, organizar e apresentar de modo estruturado as causas de problemas em processos. Esse Diagrama é mais conhecido pelo o nome de Diagrama espinha de peixe.
Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M: Método, Matéria Prima, Mão de Obra, Máquinas, Medida, Meio Ambiente.
“Praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais economico, mais util e sempre satisfatório para o consumidor". (Ishikawa)
...