Opinião Sobre o Filme “Um Homem Entre gigantes”
Por: LuanaAFL • 24/2/2019 • Seminário • 417 Palavras (2 Páginas) • 901 Visualizações
Aluna: Luana Alvim Fúrfuro de Lacerda – 03458
Engenharia de Produção
Opinião sobre o filme “Um homem entre gigantes”
O filme aborda a pesquisa científica expressando os valores íntegros da ciência propriamente dita. Através da paixão pela profissão, o Doutor Bennet Omalu observou os eventos ( trauma cerebral causado pela pancada doos crânios durante os jogos), descobriu uma regularidade nestes eventos (outros jogadores apresentavam os mesmos traumas) e formulou suas teorias e leis desenvolvendo seu estudo do ETC.
O Dr. Omalu foi lógico e determinístico, encontrando fundamentação na sua pesquisa e nos acontecimentos de seus pacientes, além disso, ele buscou o entendimento geral através dos fatos recorrentes (traumas) de seus pacientes. Omalu foi parcimonioso, sempre equilibrando a explicação e a simplicidade em suas teorias. Sua pesquisa foi específica, empiricamente verificável e foi objetiva, não sendo influenciado por suas emoções. A pesquisa do Doutor Bennet Omalu foi de extrema utilidade para o mundo.
Resumo dos slides da aula “O que é ciência”
Ainda existem visões negativas da ciência, onde muitos cientistas sofrem pressão para publicarem artigos e os mesmos são motivados pelo sucesso e dinheiro. Na realidade, a “verdade” ainda está em um futuro distante de ser descoberta e a qualidade da pesquisa científica se sujeita as decisões e atividades apoiadas na coleta e processamento de dados.
A descrição, descoberta de regularidades e formulação de teorias e leis, são partes integrantes da ciência, visto que é nesse procedimento que buscamos conhecer e oferecer ao mundo informações úteis.
Além de útil, as informações precisam ser lógicas, procurando sempre ser fruto de atividades pensantes e coerentes. A ciência também é determinística, sendo precisa em seus relatos e descrições de eventos. É geral porque não busca o proveito das informações apenas individualmente. Demanda equilíbrio e simplicidade em seu ensino, o que faz da ciência ser parcimoniosa. Além disso, devemos ser precisos nos métodos de medir os conceitos, pois a ciência é específica. Sua formulação só terá utilidade se for capaz de ser empiricamente verificável pela coleta e manipulação de dados. A ciência é, também, intersubjetiva, ou seja, necessita de comunicação das consciências individuais, umas com as outras, com base na reciprocidade. Por fim, a ciência é aberta a modificações, porque o mundo em que vivemos está em mudança constante e não buscamos a verdade, mas a utilidade das informações.
...