"O Brasil foi regido primeiro como uma feitoria escravista, exoticamente tropical, habitada por índios nativos e negros importados. Depois,como um consulado, em que um povo sublusitano, mestiçado de sangues afros e índios,vivia o destino de um proletariado externo dentro de uma possessão estrangeira.Os interesses e as aspirações do seu povo jamais foram levados em conta,porque só se tinha atenção e zelo no atendimento dos requisitos de prosperidade da feitoria exportadora. O que se estimulava era o aliciamento de mais índios trazidos dos matos ou a importação de mais negros trazidos da África, para aumentar a força de trabalho, que era a fonte de produção dos lucros da metrópole. Nunca houve aqui um conceito de povo,englobando todos os trabalhadores e atribuindo‐lhes direitos". (Fragmento textual do clássico O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro). Que resposta a seguir complementa o recorte sobre o tema contextualizado por RIBEIRO?
[pic 3]
Nem mesmo o direito elementar de trabalhar para nutrir‐se,vestir‐se e votar.
[pic 4][pic 5]
Nem mesmo o direito elementar de trabalhar para nutrir‐se,vestir‐se e morar.
[pic 6]
Todos os direitos são garantidos neste caso.
[pic 7]
Nenhuma das alternativas estão corretas.
[pic 8]
Apenas o direito ao trabalho é garantido.
[pic 9]2a Questão(Ref.: 201608909360)
Pontos:0,0 / 0,1
Analise o texto abaixo a marque a alternativa correta. ¿O deputado Fabio Faria (PMN-RN) confirmou ontem (14) que parte da sua cota de passagens aéreas da Câmara foi usada pela apresentadora Adriane Galisteu, sua ex-namorada. Por meio de sua assessoria, o deputado Faria disse que Adriane era sua "companheira" quando as passagens foram usadas. Conforme reportagem do site "Congresso Em Foco", o deputado Faria disponibilizou - com verba da Câmara - passagens para Adriane, para a mãe dela, Emma Galisteu, e para um amigo da apresentadora, Claudio Torelli, no período de 2007 a 2008. Somadas, as passagens custaram à Câmara cerca de R$ 11 mi¿ (site http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/) O comportamento descrito acima é bastante comum nas instituições brasileiras. Marque a afirmativa que corresponde a esse tipo de uso de recursos públicos para fins privados.
[pic 10][pic 11]
Patrimonialismo
[pic 12]
Coronelismo
[pic 13]
Clientelismo
[pic 14][pic 15]
Nepotismo
[pic 16]
Exclusivismo
[pic 17]3a Questão(Ref.: 201608914656)
Pontos:0,0 / 0,1
(PITÁGORAS) "A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade [...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade." SANTOS, Milton. "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p. 338-339. Sobre o processo de globalização tratado acima, assinale a alternativa correta.
[pic 18][pic 19]
A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.
[pic 20]
A globalização elimina as diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia cultural
[pic 21][pic 22]
A produção cultural constitui o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.
[pic 23]
A "sociedade em rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de desigualdades sociais e econômicas.
[pic 24]
A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a heterogeneidade e o provincianismo.
[pic 25]4a Questão(Ref.: 201609226815)
Pontos:0,1 / 0,1
Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.
( 1 ) Antropologia
( 2 ) Ciência Política
( 3 ) Sociologia
( ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
( ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
( ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
( ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
( ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
( ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
...
Baixar como (para membros premium)txt (27.9 Kb)
pdf (279.1 Kb)
docx (66.9 Kb)