Os Interesses Econômicos, Políticos e Pessoais Sobre Uma Tecnologia
Por: Rogério Maass Junior • 26/2/2023 • Ensaio • 972 Palavras (4 Páginas) • 90 Visualizações
Ensaio sobre o filme Homem de Ferro II
Interesses econômicos, políticos e pessoais sobre uma tecnologia, e suas consequências à sociedade.
O filme protagonizado pelo personagem Tony Stark, gira em torno da tecnologia de alimentação da armadura que o torna homem de ferro, esta energia provém de uma adaptação do reator de paládio ARQ em pequena escala, que é fixado no peito da armadura, e alimenta todas as suas funções. A partir do momento que Tony Stark anuncia sua identidade de homem de ferro, e preza a paz mundial como uma instituição privada, a imprensa, a política, economia e seus inimigos descobrem o criador de tal tecnologia, consequentemente, o desejo sobre essa tecnologia prevê um caminho para a sua obtenção.
Durante o filme, um dos inimigos de Tony Stark, Anton Vanko, vê seu pai morrer decorrente de problemas naturais, porém a traição que seu pai teve pelo pai de Tony Stark o motiva a conseguir a tecnologia do reator ARQ, afim de vingar seu pai. Através da máfia russa, Anton consegue o projeto do reator ARQ e inicia sua construção, obtendo sucesso, consegue ir a encontro de Tony Stark durante a corrida de Mônaco, lá o ataca, porém sem sucesso.
Neste momento podemos notar a influência negativa que determinada tecnologia causou a sociedade, pois durante tal ataque, onde a tecnologia foi utilizada sem nenhum controle ou segurança, os interesses pessoais de um indivíduo sobressaíram a qualquer metodologia de contenção cientíca.
Após a tecnologia de Stark se revelar nas mãos de outros, o senado norte americano toma a força uma das armaduras de Tony, conceituando-a como uma arma em potencial contra o estado norte americano, mas que futuramente poderia ser convertida na utilização militar.
Aqui observamos o interesse político e nacionalista dos EUA, onde através de argumentos baseados em interesses militares, qualquer alvo pode se tornar inseguro perante o estado, a fim de converte-lo a uma forma positiva aos interesses políticos.
Posteriormente, durante o filme os interesses econômicos também se mostraram presentes através das Indústrias Hemmer. Essas industrias são as principais rivais econômicas das industrias Stark, e também a principal fornecedora armamentista do exército norte americano, ao saberem que a tecnologia de Tony Stark estava sobre as mãos do governo, através de jogadas políticas e econômicas entre senadores e o CEO das indústrias Hemmer, Justin Hemmer, eles conseguem a tecnologia Stark “legalmente”.
Justin Hammer ao visualizar uma potencial união de forças, ao saber do ataque de Anton Vanko e da obtenção da tecnologia Stark pelo governo, Anto Vanko é retirado da prisão através de um plano entre infiltrados da prisão e Justin Hammer. Justin ao encontro de Anton justifica a sua necessidade de ajuda pelo mesmo, devido aos idênticos desejos pessoais, os quais seriam derrotar Tony Stark. A partir disso Anton começa a produção de armaduras robóticas baseadas na tecnologia Stark que já estava nas mãos das industrias Hemmer, e após a criação de um exercido de robôs, Anton Vanko inicia seu segundo ataque a Tony Stark.
Durante o segundo ataque, milhares de civis são feridos, e até mortos, mostrando uma das inúmeras consequências negativas que interesses sobre tecnologias, podem desencadear sobre a sociedade. Durante o filme é notória a existência de interesses negativos sobre a inovação tecnológica criada por Tony Stark, e de maneira semelhante outras tecnologias já foram empregadas sobre a sociedade. Mas ressaltamos que, assim como outras inovações tais como o avião criado por Santos Dumont, a tecnologia Stark foi baseada em um espírito de abastecer a humanidade com energia limpa, através do reator Stark, mas assim como a história já nos mostrou inúmeras vezes, interesses sobre tecnologias é o que destina a
...