Os Tempos Modernos
Por: Guilherme Pereira • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Página 1 de 2
Nome: Guilherme Pereira
Turma: 304
Tempos Modernos
- Personagens: Carlitos, Ellen Peterson, Proprietário do Motel, Mecânico, Companheiro de Cela, Mendigo.
- Modo de Trabalho: Produção em massa, ou Fordismo, tem esse nome pois o meio de trabalho foi inventado em 1914 por Henry Ford.
- Exploração do Trabalhador: No filme, Chaplin trabalhava em um fábrica, onde os funcionários não eram muito bem tratados, devido ao modo de trabalho, após tantos movimentos repetitivos, mesmo quando saia do trabalho, o funcionário ainda repetia os movimentos, sendo uma espécie de transe. As condições de trabalho eram péssimas e eles eram mal remunerados. Um trabalho alienado acima de tudo.
- Doenças: Doenças físicas e psicológicas, que atualmente são chamadas de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, como dito antes, o trabalhador não tinha um emprego justo, e um local de trabalho adequado, Carlitos foi um alvo disso, ele e os outros homens da época viviam para o trabalho e para o lucro, chegando a trabalhar 16 horas por dia.
- Comparação, Crise de 29 e Crise Atual: Em 1929, o estado, por conta do liberalismo preferia deixar o mercado resolver seus problemas; hoje já são aplicados grandes recursos do governo dos EUA para que bancos comerciais sejam estatizados, outro fator importante de lembrar também é que países como Alemanha, Japão, Arábia e China continuam em ritmo de crescimento e tem reservas financeiras boas, podendo assim emprestar para países menos desenvolvidos.
- Problemas Econômicos: Em 1929, o mundo começaria a enfrentar a maior crise capitalista da história, causada por um conjunto de fatores relacionados a superprodução norte-americana e que provocou milhões de desempregados e inúmeras falências de empresas. A crise explodiu porque a produção das industrias que cresciam absurdamente, portanto, houve uma época em que o mercado estava saciado ocorrendo uma brusca queda no consumo dos mesmos.
- Resumo critico: Bom o filme em si só, já é uma crítica à época, Chaplin foi muito criticado, chegando a ser perseguido pelo FBI, mas o importante de ressaltar é, até onde uma crise pode levar as pessoas? O filme mostra a realidade de muitas pessoas durante a crise, pessoas tendo que roubar para comprar comida, centenas de pessoas em filas para comida ou para emprego, um caos total.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com