PROJETO CONCIENSCIA NEGRA
Por: 992344307 • 15/1/2019 • Projeto de pesquisa • 763 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIAFRO–Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar
Módulo V - Projeto de Intervenção no processo educativo
[pic 3]
Marlene Neris de Almeida
Várzea Grande- MT
2018
PLANEJAMENTO
INTRODUÇÃO
Para nortear o cumprimento da legislação, o Conselho Nacional de Educação aprovou em 2004 e o Ministério da Educação (MEC) homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para educação das relações étnico-raciais. Pelas diretrizes, o ensino deve ter três princípios: consciência política da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobraram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e instituiu o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteraram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes básicas da educação nacional.
Portanto, educação das relações étnico-raciais não diz respeito ao tipo de educação voltada a um segmento da população, mas está se falando, isto sim de uma política educacional e de currículo voltados a toda a população brasileira em sua amplitude, visando à superação de um modelo de educação que valoriza a história e cultura européias, sem considerar as africanas, afro-brasileiras e indígenas. (COSTA, 2018, p.18).
Uma vez que a cultura não é produzida de forma isolada, mas compreendida de um conjunto expressivo de conhecimento de um povo, inscrito nas varias áreas das ciências, como seus valores culturais e em suas formas simbólicas e materiais presentes na sociedade brasileira. São as manifestações incontáveis que contribuiu nas danças, na musicalidade, nas artes, na religião, na culinária e em tantas outras.
A contribuição dos negros foi além dos aspectos econômico, representada por expressivo legado relativo aos bens cultural materiais, presentes em todos os aspectos sociais, culturais e econômicos, o que confere a peculiaridade dessa contribuição. Ela se deu pelas inserções de suas praticas, costumes, visão de mundo, aspectos organizativos e rituais religiosos impressos na sociedade brasileira, de tal forma que hoje essa influência se apresenta independentemente dos matizes de cor, visto que incorporados à identidade do povo brasileiro. Outorgado (SANTOS, 2018, p. 18).
IDENTIFICAÇÃO
- TEMA: Grafismo Cores E Forma (Negro E Indígena) Na História E Cultura Africana E Afro-Brasileira E Indigenas.
- TEMPO DE EXECUÇÃO: De Agosto À Novembro
- CULMINÂNCIA: Novembro
- CARACTERÍSTICA: Planejamento Interdisciplinar
- SÉRIE DESTINADA: 7°Ano A - Ensino Fundamental, Vespertino.
JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento deste planejamento cores e formas negras e indígenas apresentam a identidade das às etnias nos traços e formas geométricas diferenciam clãs, famílias e estados civil, utilizam o corpo como veículo de conexão entre o mundo visível e invisível, seus corpos serve como portadores de memória da história e da herança dos seus antepassados.
OBJETIVOS
- Debater etnias: negra e indígena;
- Conhecer e valorizar as cores e formas dos traços corporais;
- Promover o respeito pela identidade das etnias nos traços e formas geométricas;
- Construir conhecimentos sobre a memória, história e tradição do negro e o índio.
METODOLOGIA
- Pesquisas;
- Documentário/ Filmes;
- Textos,
- Debates;
- Exposição de desenho: cores e formas geométricas de origem negra e indígena;
- Seminários;
- Leitura artigo.
RECURSOS
- Data show, internet;
- Cópias;
- Papel A4;
- Pinceis;
- Tinta de cores diversas, naturais (urucum, açafrão, jenipapo e outros);
- Papel pardo;
- Refil para cola quente;
- Fita adesiva.
CRONOGRAMA
AGOSTO |
|
SETEMBRO |
|
OUTUBRO |
|
NOVEMBRO |
|
DEZEMBRO |
|
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o processo educativo de forma continua e diagnóstica, com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolver suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e participação no desenvolvimento de todas as atividades.
...