Pesquisa em serviço social
Por: Lodigianne Silva • 20/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP – PÓLO PARNAMIRIM/RN[pic 1][pic 2]
FABIANA RODRIGUES SILVA DE AZEVEDO ARAUJO. RA:306832.
LODIGIANNE MICHELA DA SILVA ALMEIDA. RA: 344432.
MARIA DO ROCIO MOREIRA VICENTE. RA: 341926.
ROBERTA GOMES DE MELO. RA: 336700.
DIRECIONAMENTOS E ORIENTAÇÕES DE COMO LIDAR COM OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS E/OU NECESSIDADES ESPECIAIS NO ÂMBITO FAMILIAR E SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA: SERVIÇO SOCIAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP - PÓLO PARNAMIRIM/RN
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PARNAMIRIM/RN
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP – PÓLO PARNAMIRIM/RN[pic 3][pic 4]
FABIANA RODRIGUES SILVA DE AZEVEDO ARAUJO. RA:306832.
LODIGIANNE MICHELA DA SILVA ALMEIDA. RA: 344432.
MARIA DO ROCIO MOREIRA VICENTE. RA: 341926.
ROBERTA GOMES DE MELO. RA: 336700.
DIRECIONAMENTOS E ORIENTAÇÕES DE COMO LIDAR COM OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS E/OU NECESSIDADES ESPECIAIS NO ÂMBITO FAMILIAR E SOCIAL. PRIORIZANDO ASSUNTOS COMO: AFETIVIDADE, DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES ESPECIAIS, SEXUALIDADE E DIREITOS SOCIAIS.
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade
Anhanguera/UNIDERP do Pólo Parnamirim/RN,
como critério avaliativo da disciplina Pesquisa
em Serviço Social.
PARNAMIRIM/RN
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade mostrar a propagação da prática de uma pesquisa em diversos âmbitos de atuação do profissional de Serviço Social, com base na teoria, e o conhecimento adquirido do que é uma pesquisa, a metodologia e técnicas utilizadas, bem como sua adequação.
Na essência, o objetivo deste é absolutamente expor a elaboração de um projeto de pesquisa problematizando uma temática concernente na formação do Assistente Social, evidenciando a relevância da proposta que é de mencionar para os componentes do grupo, alunos-pesquisadores a vinculação agregada da teoria com a prática e sua importância.
Destaca-se a necessidade incessante de informações e metodologias diversificadas utilizadas na elaboração de pesquisas, buscando através de pesquisas bibliográficas, internet e livros, dados sobre metodologia científica, registrando todo entendimento, enfatizando as dúvidas e os conflitos, problematizado-os.
Logo após o conhecimento de conceitos variados de Pesquisa Social, metodologias, tipos e etapas de um projeto, proporcionado pelo estudo efetuado em grupo, apresenta-se as principais concepções teóricas como: materialismo dialético/histórico e paradigma da complexidade que guiarão a pesquisa proposta no projeto, devidamente adequado e organizado de acordo com as exigências da NBR 15287 da ABNT.
TEMA
Direcionamentos e orientações de como lidar com os portadores de deficiências e/ou necessidades especiais no âmbito familiar e social, priorizando assuntos como: Afetividade, deficiência e/ou necessidades especiais, sexualidade e direitos sociais.
PROBLEMA
A prática da pesquisa em Serviço Social com o entendimento do problema existente, é indispensável devido às transformações surgidas na formação do conhecimento e suas expressões no contexto histórico, tornando-se de suma importância para a formação do profissional de Serviço Social, que tem a finalidade de investigar teoricamente, e compreender a realidade social e as demandas existentes no âmbito familiar, profissional e social.
O problema detectado de como saber lidar com os portadores de deficiências e/ou necessidades especiais no âmbito familiar e social, tem se mostrado de suma importância, em decorrência da necessidade encontrada pela família de conhecimentos e dificuldades em abordar assuntos como: Afetividade, deficiência e/ou necessidades especiais, sexualidade e direitos sociais, com efetiva compreensão dos aspectos, considerando as peculiaridades existentes.
JUSTIFICATIVA
A razão da escolha do tema se prende ao fato das dificuldades detectadas através experiências vividas na prática do estágio, como também da observação, entrevistas e relatos. Visando o almejado sucesso em sua atuação profissional e interventiva, o Assistente Social precisa conhecer a realidade autêntica e verdadeira a ser trabalhada, sendo para isso necessário a investigação através da pesquisa efetuada.
De acordo com Soares (1996), nesse contexto a Investigação Científica constitui uma dimensão da prática e uma exigência fundamental para a construção de um corpo teórico-metodológico que vem atender as novas exigências da atuação profissional.
Para Débora Marinho, Cientista da Informação, Mestranda em Teoria do Direito, "Os Assistentes Sociais na contemporaneidade devem lançar mão de diferentes formas de análises da realidade. A pesquisa incorporada à prática profissional permite produzir um conhecimento através da leitura e análise de outros sinais e símbolos; de outros gestos e olhares; de outras histórias contadas e recontadas; de outros pontos de vistas; de outros lugares do conhecimento; do dito e interdito; do permitido e proibido. De outros arquivos que possam ser desvelados a partir de outras perguntas, de uma outra maneira de reordenar as perguntas relativizando o campo da objetividade do que se sabe e se conhece com a subjetividade do que se quer conhecer e de quem se propõe a conhecer".
...