Pesquisa em serviço social
Por: Eva Carvalho • 25/8/2015 • Artigo • 3.790 Palavras (16 Páginas) • 200 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Centro de Educação a Distância
Nome do Pólo/unidade Sorocaba
Graduação em Serviço Social
PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Tutor a Distância: Prof. Rafael Aroni |
Tutor(a) Presencial: Selma Regina Consul |
SOROCABA/SP
2013/2
Acadêmico (a) | Registro Acadêmico - RA |
Evelyn dos S. Vasque | 2307356771 |
Lisandra Blasques Ferreira | 2306316086 |
Maria Bartolomeu e Silva | 2328424936 |
Maria Bartolomeu e Silva Priscila Proença Carneireiro | 2328424936 3339544920 |
Vilma Natalina Dias Lopes Silva | 2333450087 |
IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Projeto de Pesquisa elaborado para fins de avaliação do curso de SERVIÇO SOCIAL da ANHANGUERA - UNIDERP, sob orientação do professor interativos e da professora local.
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO.....................................................................................05
- JUSTIFICATIVA........................................................................................06
- PROBLEMA DA PESQUISA.....................................................................09
- HIPOTESE................................................................................................09
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................11
- METODOLOGIA.......................................................................................14
- CRONOGRAMA.......................................................................................16
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................17
- ANEXO.....................................................................................................18
1 – APRESENTAÇÃO
Entende-se que a pesquisa social busca conhecer os problemas através da realidade social. Todas as pesquisas praticamente têm o mesmo conceito, identificar, explorar e planejar a resolução do problema, alguns podem ser solucionados através da pesquisa exploratória, outras pesquisas descritivas e pesquisa explicativa, pois todas têm o mesmo objetivo, solucionar os problemas, outros podem ser resolvidos mais facilmente através dos fatos que são as pesquisas de ação e participantes.
A pesquisa social é muito importante para o campo de serviço social devido ao grande número de informações que podemos colher através dessas pesquisas, e também para solucionar os problemas mais facilmente, conhecendo e identificando os problemas, através do relato das pessoas ou população, e qual área os problemas se identificam mais, e quais são mais frequentes, focando o mesmo para solucionar.
A Pesquisa pura se preocupa com o conhecimento cientifico não se preocupando com suas consequências e nem como será aplicada.
Vale ressaltar alguns tipos de pesquisas:
Pesquisas Exploratórias: Esta tenta esclarecer e modificar conceitos e ideias visando problemas para provável continuação de estudos, utilizando como recurso apenas livros documentos e temas poucos que geralmente não são tão explorados, porem quando escolhemos um tema que possa ter ampla abrangência temos que delimitar fazendo revisão literária e discussão com especialista na área.
Pesquisas Descritivas: Tem como objetivo principal a descrição de determinada população fenômeno, estabelecimento e grupos de pessoas, esta nos proporciona uma melhor visão dos problemas.
Pesquisas Explicativas: Este é o tipo de pesquisa que mais se aproxima o conhecimento da realidade, sendo assim ficando mais fácil de cometer erros.
Pesquisa – Ação e Pesquisa Participante: É possível chegar às evidencias sem o auxilio de qualquer elemento, pois a realidade é mais importante do que os fatos.
A pesquisa-ação tem como resolução um problema coletivo no qual tanto os pesquisadores como os participantes estão envolvidos.
A pesquisa participante: Compreende as necessidades da população.
Tanto a pesquisa-ação quanto a participante se dão pelo envolvimento com o pesquisador e quem participa.
Etapas da pesquisa: A pesquisa é envolta por etapas: saber planejar, coletar dados, saber analisar, interpretar e fazer a redação após o relatório.
2 – JUSTIFICATIVA
A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. O Estado deve assegurar direitos e propiciar condições para a efetiva participação da família no desenvolvimento de seus filhos, porém os investimentos públicos brasileiros, na área social, estão cada vez mais vinculados ao desempenho da economia.
O Brasil nas últimas décadas vem impondo uma enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza que exclui parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania.
Pobreza não pode ser definida de forma única, mas ela se evidencia quando parte da população não é capaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos básicos que garantam uma qualidade de vida digna. Estes recursos são água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania. De acordo com Yasbek (2003), são pobres aqueles que, de modo temporário ou permanente, não têm acesso a um mínimo de bens e recursos sendo, portanto, excluídos em graus diferenciados da riqueza social. O termo exclusão social tem sentido temporal e espacial: um grupo social está excluído segundo determinado espaço geográfico ou em relação à estrutura e conjuntura econômica e social do país a que pertence. No Brasil, esse termo está relacionado principalmente à situação de pobreza, uma vez que as pessoas nessa condição constituem grupos em exclusão social, porque se encontram em risco pessoal e social, ou seja, excluídas das políticas sociais básicas (trabalho, educação, saúde, habitação, alimentação).
...