Projeto de pesquisa - drogas na adolescência
Por: Marceliany • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 1.259 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O uso de drogas vem aumentando no decorrer dos anos e está amedrontando a sociedade moderna, porém com fundamentos históricos onde vinculam o seu uso de forma medicinal e atualmente é considerada como um fator muito nocivo para quem é usuário frequente.
Com a progressão e o crescimento da sociedade nas últimas décadas, foi imprescindível que as drogas se alastrassem juntamente com esse avanço. Além de tomar grandes proporções na sociedade, as drogas também foram se desenvolvendo e apresentando vários tipos. Para que seja possível deixar nossos jovens longe desse male é precisar passar todas as informações necessárias para eles, incluindo as formas nas quais elas podem causar grandes estragos não apenas para eles, mas para sua família e até mesmo para a própria sociedade.
É no período da adolescência que as pessoas passam ter uma curiosidade que pode ser perigosa, pois buscam conhecer e experimentar coisas novas. Em muitas situações, os adolescentes não possuem familiares tão presentes que possam fazer um alerta sobre os perigos que podem encontrar, por conseguinte o ambiente escolar é uma das bases para que seja possível fazer o devido alerta e repassar as informações que são necessárias para que eles possam se prevenir.
O Serviço Social tem um relevante papel na luta contra o uso de drogas se apresenta intrínseco com o todo o procedimento realizado para a prevenção. Isso ocorre devido à existência da ligação entre Serviço Social e a educação popular quanto o dever de esclarecer a população sobre as formas de se prevenir e os caminhos a serem seguidos, além disso, os interventores têm que realizar os encaminhamentos nos plantões sociais, executando um trabalho juntamente com as famílias e comunidade no âmbito escolar, favorecendo a efetivação da Política Nacional de Antidrogas e das demais políticas públicas que circundam o atendimento aos indivíduos em vulnerabilidade. Vale a pena considerar que o trabalho de combate e prevenção às drogas é efetivado de forma multidisciplinar.
Essas propostas são permeáveis para a categoria profissional, pelo fato de também comporem os trajetos anteriores dos indivíduos profissionais que antecederam a formação e a prática profissional, como se mostram por meio das requisições institucionais que exigem uma intervenção imediata.
Desde o início do Serviço Social os assistentes sociais se defrontam com o enfrentamento de questões relacionadas às drogas. No cenário contemporâneo, esta problemática acaba passando a se tornar pauta significativa novamente para esses profissionais.
O seguinte projeto tem a finalidade de realizar uma análise da atuação do assistente social no atendimento destinado aos dependentes químicos conforme a problematização que são as drogas.
...