Qualidade de Vida no Trabalho
Por: Mylena Cristina • 1/12/2018 • Artigo • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 128 Visualizações
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM
FRANCIELE LOPES SANTANA
MYLENA CRISTINA FERREIRA RIBEIRO
O QUE É QUALIDADE DE VIDA E COMO AFETA O TRABALHO
Paracatu (MG)
Setembro/2017
Sumário
Introdução 3
Qualidade de Vida no Trabalho 4
Autoestima e Qualidade 4
Clima Organizacional e sua influência 5
Segurança e Saúde contribuem para a Qualidade de Vida no Trabalho 6
Condições para a Qualidade de Vida 6
Doenças Ocupacionais 7
Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 11
Introdução
Sabe-se que a satisfação dos funcionários melhora a produtividade na empresa. Após estudos feitos, pode-se entender que um conjunto de técnicas e habilidades adotadas, traz melhoria para o ambiente de trabalho. Para isso, é necessário que o colaborador goste da função que exerce, esteja confortável em seu espaço e que consiga evoluir em seu cargo. Assim, o funcionário exerce sua função habilidosamente e garante seus benefícios e direitos, e a empresa tem funcionários com melhor rendimento. Ambos os lados saem ganhando.
A qualidade de vida no Trabalho sofre influência da vida fora dele. De como a pessoa age, se comporta, vive, dorme, descansa, etc. Assim, a qualidade de vida são condutas dentro e fora do ambiente de trabalho, de forma que pode ser alterada para o bem estar do funcionário e da empresa.
O clima organizacional é tão relevante, referente e importante quanto às doenças ocupacionais nas pautas dos mais diferenciados setores. Assim a produtividade e a qualidade estão diretamente ligadas à boa qualidade de vida do colaborador. Contudo, manter uma boa qualidade de vida, o cérebro em exercício e o corpo descansado são essenciais para uma boa produtividade e reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.
Dessa forma obtém-se o equilíbrio entre o trabalho e a vida como um todo, de forma que se viva bem e com conforto, saúde, satisfação e bem-estar.
Qualidade de Vida no Trabalho
Segundo Chiavenato (2002, p. 391), “a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.
Tratando-se de qualidade de vida e trabalho ou de qualquer espécie de qualidade considera o bem estar de modo geral sem deixar de lado os valores humanos e ambientais.
Foi em meados dos anos 60 que a qualidade de vida do trabalho ganhou ênfase, quando líderes e administradores perceberam que a qualidade de vida tinha influência no rendimento e produtividade dos funcionários. Então, concluíram que um funcionário motivado e feliz produz mais e melhor.
As empresas visam também atividades voltadas a comportamento interpessoais, conscientizando sobre a importância de buscarem melhores formas de organizar o trabalho com a finalidade de minimizar os efeitos sobre o colaborador e garantir bem-estar a todos.
Autoestima e Qualidade
Percebe-se que os Recursos Humanos têm importante função nesse quesito, já que são responsáveis por promover os treinamentos, integração social, palestras motivacionais, ou seja, manter alta a autoestima dos funcionários. Essas ações são importantes, pois visam melhorias para o colaborador e garante aos funcionários o direito a liberdade de expressão, satisfação, saúde e boa qualidade de vida.
A autoestima e qualidade são fortemente associadas. Pois ambos se influenciam diretamente com o interior de cada um, em como a pessoa se avalia, como é o estado emocional e como gostaria de ser.
O processo de se aceitar sofre interferência da sensação de bem-estar, de ser amado, ser aceito. Pois o resultado destas é relacionado à depressão, ansiedade, alterações de humor, entre outros. Esse desenvolvimento é ligado da sensação do bem-estar, ser aceito no campo de integração, conseguir realizar tarefas de formas autônomas e independentes. Para isso é bem importante que o colaborador esteja disposto e preparado para situações onde haja desgastes e pressão.
O fato de ter autoestima fortalecida, não diz que só acontecerão coisas boas. Mas quando algo ruim ocorrer será mais fácil administrar os sentimentos e emoções, e buscar as melhores soluções.,
Clima Organizacional e sua influência
O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente institucional, ou seja, àqueles aspectos do ambiente que levam à provocação de diferentes espécies de motivação. Clima Organizacional é um conjunto de técnicas para entender, mudar e desenvolver a força de trabalho da empresa a fim de melhorar sua eficácia. Fundamenta-se em valores humanistas e democráticos e enfatiza o enfrentamento de problemas e conflitos entre indivíduos ou em grupos de trabalho.
Não confunda QVT com politica de benefícios, nem com atividades festivas de congraçamento. A qualidade tem a ver direta e essencialmente com a cultura organizacional. É os valores e filosofia da empresa, o clima participativo, o gosto por ser parte e as perspectivas empresa-empregado.
De acordo com Werther (1983, p. 71), “além do desafio de proverem oportunidade de emprego, os departamentos de pessoal também procuram melhorar a qualidade de vida no trabalho. Os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos produtivos e satisfatórios”. Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título “qualidade de vida no trabalho”, a maioria dos métodos acarreta à reformulação de cargos com a participação dos trabalhadores afetados.
O trabalho é indispensável para que as subdivisões possam responder as partidas organizacional, ambiental e comportamental e as mudanças, já que quaisquer desses fatores podem afetar a qualidade de vida. Para que haja boas respostas em relação às mudanças é necessário incentivar o trabalhador, permitindo um local de participação, de integração com supervisores, com colegas conforme as necessidades que apresentam. E assim os funcionários irão se sentir bem e os gestores validando que todos têm uma função importante dentro da organização.
...