TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA DE PLANEJAMENTO VERDADEIRO

Por:   •  23/9/2015  •  Monografia  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

“Por que o planejamento educacional?”(PLT 432, referenciado ao final desta ATPS) – pg 75
montar um quadro esquemático contendo o resumo do capítulo:
PASSO1
1– Pensamento livre e não aprisionado ; com coordenação de um processo de planejamento, seguindo um roteiro; elaborado por uma equipe, em uma bibliografia ou experiências alheias, a fim de haver veracidade e contribuir para a participação de todos de uma equipe/grupo.

Evitar burocratizar o trabalho a fim de dar atribuição própria e autenticidade.

2- Seguir o roteiro, o planejamento e a realidade atual no campo social/educacional. A teoria fornece a clareza global; os detalhes, devem ser da culturas de um grupo em um determinado momento e situação; levando em conta a prática

3-Repetir processos e instrumentos são importantes na prática e por não ser tão evidente na prática real, observar que ao serem listados num roteiro, podem parecer que a prática será uma sucessão de mesmices. O processo deve demonstrar a valorização das pessoas, de riqueza e realizações.
Ter presente no roteiro:
a- A tarefa deve ser clara, precisa, com conhecimento teórico.
b- Evitar omitir partes mesmo que repetidas vezes elas se apresentarem no roteiro.
c- Substituir instrumentos/técnicas quando a teoria indicar essa modificação da ‘cultura/grupo’, quando o processo for implantado.

4 – O roteiro serve de planejamento em sala de aula com o ‘ aprender-fazendo’, que é eficaz para a aprendizagem.

O ideal é distinguir a coordenação (elaboração dos planos e construção do planejamento), e de um grupo que realiza um planejamento e o professor ( aprendizagem), para isso o roteiro. Ambos se diferem: o coordenador deve chegar a um plano e o professor deve chegar a uma aprendizagem.

5- O enfoque do roteiro é uma escola e cada capítulo, traz sugestão para adequar ao trabalho, realidades que não sejam a escolar. 
PASSO 2

2 Com base nos apontamentos sobre o livro, montar um quadro esquemático contendo o resumo do capítulo(acima). Redigir um parágrafo, no rodapé do esquema, identificando “por que o planejamento é importante na prática profissional do Assistente Social”. 

O planejamento social busca a participação dos vários níveis de profissionais existentes, ou ainda da própria sociedade, compartilhando diferentes saberes (interdisciplinaridade) e diferentes ações (intersetorialidade).
Para que o planejado siga a direção desejada, é fundamental que, além do conteúdo e a realidade para o planejamento da ação, sejam aliados, condições do ambiente em que ela ocorre: a política dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos (BAPTISTA, 2007, p.18).
 http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/planejamento-social-pensamento-e-acao-5303370.html

ATPS de PLANEJAMENTO
Passo 3 (Equipe)
1 Realizar a leitura e o estudo do capítulo “Roteiro geral do fazer” do Livro-Texto.(pg63)
- Descrever os passos que devem estar contidos num planejamento. Em cada passo, deverá ser feita uma pequena análise da sua importância
Passo 4 (Equipe)- Montar um painel coletivo sobre os passos de um planejamento.
Roteiro ‘aprender fazendo’, se compõe de etapas aplicativas a um resultado imediato e a elaboração de um plano global de médio prazo e se insere na instituição a ser empregado como um processo de planejamento participativo; dando importância ao fazer come tapas claras e discriminadas, tomando cuidado para não ser uma ‘receita alienante’.

As etapas na elaboração de um plano institucional, que serve de base para organizar e consolidar processos de planejamentos, juntando espírito participativo, científico e globalidade:

a) Preparação - promove a análise de pontos básicos, como processo científico e participativo, para o planejamento e etapas seguintes:

b) Elaborações de um plano global em médio prazo - o grupo ter o conhecimento : 
1- elaboração de marco referencial expressa a posição da instituição em relação à sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica o 'rumo', o horizonte, a direção que a instituição escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências, apoia-se em http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.phttp://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/atualizacao/Elaboracao-De-Diagnostico-Empresarial/EDEMPEAD-01slsh2011-1/EDEMPEAD_00/SEM_TURNO/hp?id=10200&chapterid=9403
2- elaboração de diagnóstico Trata da elaboração de uma abordagem de diagnóstico que possa abranger a organização como um todo e que seja aplicável a qualquer tipo de empresa.
http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/atualizacao/Elaboracao-De-Diagnostico-Empresarial/EDEMPEAD-01slsh2011-1/EDEMPEAD_00/SEM_TURNO/
3- elaboração da programação clareza nos conceitos: objetivos, políticos e estratégicos; sem muito detalhes e com compreensão de ideias. (pg 70 PLT432).
4- revisão geral ao elaborar textos com plano global de médio prazo, fazer revisão geral.(PLT pg 73)

c) Elaboração de planos globais de curto prazo – num período curto de +/- um ano; na prática, esses planos, assumem uma conotação administrativa maior: sua elaboração é feita por uma equipe representativa: ad hoc. Onde as decisões já tomadas, seguem para operacionalizar, atribuindo recursos e responsabilidades (PLT432 – pg74).
d) Elaboração de planos setoriais – sem necessidade de novos roteiros para os planos setoriais, atentar à orientação educacional e coordenação pedagógica. (PLT 432 –pg 74)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com