RESUMO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”
Por: Biru Ribeiro • 1/3/2016 • Resenha • 421 Palavras (2 Páginas) • 1.468 Visualizações
RESUMO DO VIDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”
O vídeo apresentado em sala de aula, A história das coisas, é um documentário produzido pó Louis Fox que mostra de uma forma bastante simples, os problemas sociais e ambientais que o capitalismo globalizante, provoca no mundo. O vídeo retrata uma realidade dos países industrializados, no caso os Estados Unidos, que para manter o sistema capitalista aceso, implanta a política do consumo, dos gastos desnecessários, onde um sistema perverso e cruel se utiliza de métodos exploratórios, desrespeitando as sociedades, culturas e o meio ambiente, com o único propósito de manter ativa a indústria e a sociedade cada vez mais consumidora.
Todo esse processo está definido em etapas de um sistema linear chamadas de “A economia dos materiais”. Essas etapas estão organizadas da seguinte forma: Extração, Produção, Distribuição, Consumo e Tratamento de lixo. Porém é um sistema em crise porque é um sistema linear em um planeta finito e que interage com pessoas.
A gravidade deste sistema em crise está explicita no fato de que o valor humano é colocado na balança de acordo com a intensidade de consumo, ou seja, quem não compra, não tem valor. Podemos observar que apenas algumas pessoas têm o poder de decisão nesse processo de expansão do consumismo. Este poder está nas “mãos” das grandes empresas, corporações e indústrias que ficam acima até mesmo do governo, onde o principal objetivo é que as coisas tenham pouca durabilidade deixando clara a hierarquia da manipulação do consumo.
Podemos dizer que hoje em dia encontramos em nossa sociedade o mesmo reflexo de um comercio desenfreado que estimula a cada minuto a compra de produtos e objetos, muita das vezes desnecessárias. Logo, estes mesmos produtos são produzidos com uma durabilidade bem menor, e em períodos muito curtos são lançados novos modelos “mostrando” ser melhores do que o “antigo”.
Uma maneira pratica de se alterar os mecanismos atuais é através da conscientização ambiental por meio das pessoas, das indústrias, o que já poderia contribuir muito para alteração do quadro atual. Porém é muito complicado alterar mecanismos que já estão viciados no consumismo.
Por isso devemos tomar consciência de que o uso desnecessário dos recursos naturais em prol do consumo deve ser evitado por que se continuarmos assim em alguns anos o nosso planeta estará em estado de degradação irrecuperável. Devemos tomar consciência e nos adaptar a viver em um mundo menos consumista, querer um mundo menos poluído, ter consciência de preservar o meio ambiente e tentarmos proporcionar às próximas gerações um futuro em que se possa viver bem.
...