Resenha Critica Ponto de Mutação
Por: Marwan Junior • 4/4/2017 • Resenha • 571 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
RESENHA CRIMES E PECADOS
Inegavelmente ,o filme Crimes e Pecados , dirigido pelo renomado diretor Woddy Allen que também possui um personagem na obra , se mostra como uma excelente obra àqueles que buscam uma reflexão filosófica .O filme tem dois principais personagens : Judah, oftalmologista renomado que após uma relação adultera com Dolores, vê sua base familiar e financeira a beira de um colapso; e Cliff, diretor de filmes pequenos que busca além do sucesso profissional busca encontrar o amor com Halley Reed ,apos ver seu casamento desgastado e na iminência de acabar. Além de apresentar um enredo emocionante, Woody ainda nos impressiona com pensamentos filosóficos sobre ética e moral.
O professor médico, filósofo e escritor Flávio Paranhos relatou em entrevista ao jornal opção que “Em sala de aula centralizo o foco na utilização de “Crimes e Pecados” como ilustração de uma ética descritiva (assim é), em contraposição a uma normativa (assim deve ser) “.Para fazer uma analise semelhante a do professor e necessário esclarecer alguns conceitos.Sabendo que a ética descritiva se preocupa em descrever como, e ao contrario desta a ética normativa que se divide em consequencialista(avalia as consequências e portanto as leis podem ter exceções ) e não consequencialista (cria leis universais) se preocupa em descrever o que e ético de ser feito e quais comportamentos devem ser tomados para assumir tal comportamento, analisa-se o compartamento das personagens e como seriam julgados dependendo de cada teoria .Judah , por exemplo, ele seria julgado tanto pela ética consequencialista como pela nao consequencialista .Na primeira um consequencialista diria que a morte que ele provocou a Dolores traria mais malefícios do que benefícios a sociedade sendo, portanto , uma ação anti- ética. Já um não consequencialista lembraria que a morte de Dolores não pode servir de meio para um fim (a resolução dos problemas de infidelidade do medico),e como tal ação não poderia ser considerada universal ela seria anti-ética. Da mesma maneira se percebe o comportamento de Cliff. Ainda que estivesse insatisfeito com seu relacionamento amoroso e tivesse se apaixonado por sua companheira de trabalho ,uma infidelidade seria considerada de igual forma anti-ética em abas teorias. Na primeira pelo fato de que traria mais malefícios que benefícios e na segunda pelo fato de trair nunca pode ser considerado como algo universal.
Além disso, outras reflexões filosóficas podem sem abstraídas do filme,como por exemplo dos pensamentos de Louis Levy , o pensador que Cliff estava fazendo um documentário sobre.Na concepção do filosofo, na ausência de um deus e diante de um universo absolutamente indiferente,nossa presença, somos nos que as preenchemos como nossos sentimentos. Porem, com o destrinchar da obra, parte dessa teoria e refutada como suicídio do autor.Woody ainda opõe a teoria Kantiana ao expor Judah que prestes a ver sua vida e toma uma medida radical e mata uma inocente .Woody allen mostra que ao contrario do defendido por Kant ,se em tese uma pessoa pode optar por acabar com a própria vida e salvar um inocente, o oposto também e possível.
Se ressalta por fim que tomando uma visão holística do filme e possível abster diversos conhecimentos. Visualiza-se ainda que além de ser a máxima de Woody Allen,o filme e um parâmetro de reflexão para as diversas áreas do conhecimento como a ética e a moral.
...