Resumo podcast "Brasil sonha ser outro" - Bovarismo
Por: Beatriz Alvarez • 28/4/2019 • Resenha • 537 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
Brasil sonha em ser outro, mas sem mudar nada.
Maria Rita Khel é precurssora de um movimento de psicanalistas, sua pesquisa fala sobre a história do espaço social e simbólico do Brasil usando uma idéia de psicanálise: bovarismo no Brasil.
O bovarismo, influenciado pela Madame Bovary, uma mulher que se casa pensando que teria uma vida animada e fantasiosa, uma vida de aventuras e viagens. Ela se entedia depois de um tempo, passa a ter vários amantes e acredita ser a heroína dos livros que lê e sua historia termina em suicídio, já que ela acaba se enrolando em dividas e seria muito vergonhoso que isso fosse exposto. O bovarismo surge como a possibilidade, o desejo de tornar-se outro.
O bovarismo brasileiro, onde o Brasil sonha ser o outro, mas pela pose, não porque quer mudar. O Brasil desde sempre tenta “copiar” outros lugares, os vestidos de época franceses sendo usados no calor brasileiro, é exemplo disso.
Maria Rita diz que o Brasil é fundado em algumas farsas, como a idéia do malandro, que finge ser rico e esperto. Diz usar o samba em ciclos de debate sobre a preguiça, onde usou os mesmos para estudar o período pós abolição da escravidão, seus rituais e seus costumes (onde nasce o samba), que fala sobre malandragem, preguiça, boemia, orgia. O samba cria uma identidade antibovarista, pois ele assume as pessoas do jeito que são, sem tentar ser nada diferente disso.
A ironia e o humor também são vistos como dispositivo antibovarista. O humor é onde existe um rompimento de barreiras, onde se diz algo sobre um tema que não deveria ser falado e acaba sendo engraçado pelo alívio que causa, enquanto a ironia é um jeito sutil de se dizer o que você não pode dizer segundo as normas de etiqueta, interpretação duvidosa. Só é engraçado dependendo do lado do chicote que você está (uma piada racista só tem graça para um branco).
Falando sobre a TV, a Globo, mostra o quanto uma determinada estética pode influenciar. A grande sacada foram as telenovelas virarem um elo entre os brasileiros, e abordavam alguns temas como a ditadura, racismo, classes sociais, o que foi fundamental para a formação da sociedade. Eles tinham como objetivo, pacificar o Brasil. E inclusive, esse é um papel que a Globo assume até hoje. Como uma maquiagem para mascarar o que é ruim, mas Maria Rita diz que isso não se aplica ao bovarismo, já que esse realmente cai na ilusão daquela farsa. O bovarista não mente, ele se ilude.
Atualmente, Maria Rita cita pessoas que votaram no atual presidente, por alienação, caindo no discurso feito pras elites, mesmo não sendo dela. O sem terra que quer terra não é bovarista, ele quer transformar a própria vida. E assim, surge o maior movimento do país.
A psicanálise, portanto, tem papel antibovarista, pois ela faz com que o individuo entenda seus desejos, mas faz com que ele vá atrás. Existe um desejo que nos move, mas ele conduz um caminho e é papel da psicanálise diminuir a alienação dos indivíduos, fazendo entender que não é elegendo um político que promete coisas que não vai trazer benefícios pra ele, que seus desejos vão se realizar.
...