Sutentabilidade
Por: tathiane.farias • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
Curso de Graduação Em Administração Publica
ANTONIO CARLOS PEREIRA SOARES
JOSE ITAMAR PEREIRA VIANA JUNIOR
JOSEMAR GABRIEL MOREIRA D ÁVILA
TATHIANE FARIAS DE CARVALHO
THIAGO VENÂNCIO BARROS
GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
PORTFOLIO 01
MARANGUAPE – CEARÁ
2015
Atividade de Portfólio 1 (Grupo)
De que maneira a Administração Pública poderia usar de forma adequada os recursos naturais (água e energia), em suas instalações? Escolha uma instituição pública que você tenha acesso, faça um pequeno relato sobre uma atividade por ela desenvolvida relacionada ao tema Gestão Ambiental e apresente no portfólio de grupo, sugerindo melhorias se for o caso.
Segundo a agenda ambiental na Administração publica – A3P, o desenvolvimento sustentável busca promover a harmonia entre as pessoas como também a relação das pessoas para com a natureza. Sendo assim fica entendido que desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
De acordo com o relatório de Brundtland citado na A3P sugere que o poder publico municipal como também nas esferas estaduais e nacional, deve atuar de modo a criar um ambiente propicio a sustentabilidade. Como por exemplo a criação de legislação apropriada para o desenvolvimento Sustentável, realização de de obras de infra estrutura e utilização consciente e responsável dos recursos energéticos e hídricos.
As secretarias municipais devem esta em consonância com administração, porem na tributação que é uma diretoria que esta a secretaria de finanças de Maracanaú, muito pouco é feito. Esta diretoria é responsável pela arrecadação de tributos municipais suas atividades são de caráter burocrático e fiscalizador. Percebe-se um enorme desperdício sobre tudo de papel e de recursos energéticos .
A diretoria funciona de 8 horas da manha as 4 horas da tarde todos os dias uteis da semana, com aproximadamente 40 computadores, 7 impressoras de grande porte e 8 ar condicionados lidados durante todo o expediente isso sem citar outros equipamentos de menor porte que são utilizados nas dependências da secretaria.
O consumo de materiais descarteis é enorme pois a própria população e servidores que lá trabalham não tem uma postura que de colaboração com a utilização consciente dos recursos.
Algumas mudanças da legislação como é sugerido pela A3P já seriam de grande contribuição na redução e uso consciente dos recursos tais como:
- Utilização de processo eletrônico assim o contribuinte entregaria toda documentação em arquivo eletrônico, reduzindo a utilização de papel de forma muito significativa.
- Incentivar os pagamentos via meio eletrônico reduzindo a impressão desnecessárias.
- Implantar serviços via web, evitando que o contribuinte se desloque ate a secretaria para resolver seus problemas.
- Adotar praticas de reutilização de folhas de rascunho.
- Escolher opções de impressão em frente verso.
- Adotar expediente de 8 as 14 horas, promovendo uma otimização do expediente e economizando recursos energéticos.
- Promover campanhas de que combatam o desperdícios, como por exemplo adote um copo.
- Implantação de programas 5s.
- Instalação de descargas inteligentes que gastão menos água.
- Difusores de ar nos bicos de torneiras economizando água.
Acredito que estas mínimas ações que tem custo reduzido comprado a economia que elas proporcionam demonstraria uma postura mais preocupada com a sustentabilidade e agregaria valor ao serviços oferecidos pela administração.
...