Teorias de Aprendizagem: Teoria de Piaget
Por: Aline_Mat • 12/10/2016 • Projeto de pesquisa • 377 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
Teoria de Piaget
Presa pelo desenvolvimento humano, que auxilia no processo de aprendizagem. Acredita que o desenvolvimento é por estágios e/ou etapas, respeitando o período de intelectualidade (Um desenvolvimento de dentro para fora), proporcionando um crescimento mental mais elevado e sadio.
Sua contribuição foi no processo de assimilação, auxiliando no raciocínio lógico.
Teoria de Wallon
Fatores orgânicos e sociais são responsáveis pelo desenvolvimento, acreditando que se inicia desde a vida fetal. Também acredita que o desenvolvimento é atingido através da Maturação Orgânica e Social, também por etapas, presando o convívio, pois a criança se desenvolve não pelo meio em que vive, pois ela vive em vários meios.
Teoria de Vygotsky
Defende a teoria que o desenvolvimento se dá por meio da interação social.
Acredita que existem três momentos importantes da aprendizagem, a zona de desenvolvimento potencial, em que a criança não domina; a zona de desenvolvimento real, que a criança é capaz de realizar sozinha e a zona de desenvolvimento proximal, que é a interferência de outros indivíduos.
Sua contribuição foi de orientar que o professor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento Proximal onde, o erro não deve ser visto como parte do processo ensino-aprendizagem, mas jamais deve ser ignorado.
Teoria de Rogers
Defende o processo de aprendizagem mútuo, onde os alunos aprendem entre si e são responsáveis pelo desenvolvimento dos demais colegas, auxiliando no desenvolvimento interpessoal. O professor é responsável por orientar o aluno a encontrar o caminho certo, sem ser diminuído ou menosprezado tendo a reponsabilidade de nutrir a curiosidade e desenvolver a criatividade.
Contribui para o modelo da Escola Lumiar, onde a metodologia de ensino é que o aprendizado acontece por meio da reprodução e aplicação de ideias que estimulam inquietude, curiosidade e criatividade no estudante.
Teoria de Skinner
Defende a teoria do comportamento, a aprendizagem é concentrada na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos desejáveis ou indesejáveis. Contribuiu para analisarmos o comportamento individual, estimulando reforços, de modo que aprendizagem se torne mecânica.
Teoria de Ausubel
Prioriza a aprendizagem cognitiva, que é a integração do conteúdo aprendido numa edificação mental ordenada, a Estrutura Cognitiva. Da mesma forma que Piaget, Ausubel trabalha com o conceito de organização. Segundo ele, a aprendizagem é um processo que envolve interação. Contribui para um ensino separados por nível, onde a criança apenas passa para outra fase, quando ela aprende o ciclo anterior.
...