Texto "O Que é Ciência?"
Por: Priscilla Jukeram Bergo • 20/8/2019 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
No texto lido vemos uma crítica com pontos positivos e negativos da abordagem científica, além de outras formas de pensar quando fazemos pesquisa que não seja a habitualmente vista e ensinada nas salas de aula, ou então as que temos contato durante uma Iniciação Cientifica (IC). E um dos pontos que achei mais interessante, foi o que aborda o fato que os cientistas não se aplicam em questionar “suas próprias teorias, ou daquelas com as quais simpatizem”. Essa afirmação parece lógica, mas se pensarmos que o dever da ciência é explicar ou descobrir o que compõe nosso universo, sendo estas microscópicas ou pertencentes ao imenso espaço sideral, o deixar de questionar as suposições, independentemente de quem seja seu autor (sendo você, seu colega ou desconhecido), não torna nossa ciência enviesada?
Pelo que o texto defende, a resposta para essa pergunta é sim, e eu concordo com essa opinião. É natural do ser humano se proteger de ameaças, sendo elas físicas ou emocionais, portanto é entendível que não sejamos nossos críticos mais severos, mas a capacidade de aceitar seus próprios erros e admiti-los, podemos considerar, louvável. Só que esta atitude também pode ser vista como uma forma de perder credibilidade no meio acadêmico.
Já sabemos que, pelo menos aqui no Brasil, a pesquisa além de todos os percalços, também precisa ter uma ligação com a política, principalmente porque o maior financiador das pesquisas científicas é o governo, e conseguir verbas está cada vez mais difícil, além de que com a atual crise no país e colapso da gestão financeira das contas públicas, podemos esperar que o número de projetos financiados diminua ou então a verba disponível para cada um seja cortada.
...