Uma breve crítica ao elitismo da esquerda
Por: Bárbara Rodrigues • 15/4/2015 • Dissertação • 313 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
UMA BREVE CRÍTICA AO ELITISMO DA ESQUERDA
Quero desabafar um pouquinho sobre a esquerda e fazer uma crítica construtiva a ela.
Eu sempre fui aluna de escola pública, a educação que eu tive na infância foi bem precária, por mais que eu me interessasse pelos estudos, ainda era muito difícil superar as áreas do conhecimento que eu tinha dificuldade.
Então, com muito esforço meu consegui ingressar no curso de serviço social pelo prouni.
Penso o quão é difícil pessoas que passaram pela educação que eu tive ingressarem em uma faculdade gratuitamente.
Hoje quando me deparo com os diversos textos da faculdade, me encontro muitas vezes em uma dificuldade imensa por conta de uma linguagem que eu ainda não me acostumei, excessivamente rebuscada.
Boa parte dos textos que eu dedico leitura são da área de humanas..
Nessas horas é que eu fico pensando o quão é fácil o oprimido entrar no mesmo discurso do opressor, entrar no senso comum e acabar não se empoderando.
A esquerda também não ajuda no processo de libertação. A linguagem de materiais, livros, deveriam ser mais acessíveis para as pessoas com menos instrução afinal elas são o proletariado, os explorados, elas que devem tomar consciência do poder que podem ter unidas.
Por isso a esquerda é conhecida por ser caviar. Nada contra, acho ótimo que você, mesmo em uma situação privilegiada, reveja seus privilégios. Mas quem deveria mesmo conhecer mais sobre feminismo, luta de classes em geral não consegue ter acesso pois está ocupado demais limpando casa de madame, tendo uma jornada dupla de trabalho... O MÍNIMO QUE A ESQUERDA PODERIA FAZER É OFERECER UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES AS PESSOAS QUE SÃO REALMENTE OPRIMIDAS.
É isso que os poderosos querem, que essa educação libertadora não chegue as camadas mais pobres e que o povo não conheça nada sobre política.
Precisamos de uma esquerda que não fale apenas sobre o proletariado, mas fale para ele!
Bárbara de Oliveira Lima Rodrigues
...