4 Semestre
Ensaios: 4 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pconciani • 28/9/2013 • 2.553 Palavras (11 Páginas) • 488 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTABEIS
PAOLA LAZARA DE SOUZA CONCIANI
GESTAO EMPRESARIAL
JI-PARANÁ-RO
2013
PAOLA LAZARA DE SOUZA CONCIANI
GESTAO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre4° da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual. orientadores: Equipe de Professores do 4°semestre.
JI-PARANÁ-RO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 7
3 ORÇAMENTO GERAL 8
3.1 Orçamento Operacional 8
3.1.1 Orçamento de Vendas 8
3.1.2 Orçamento de Produção 9
3.1.3 Orçamento de Matéria-Prima 9
3.1.4 Orçamento de Mão-de-Obra Direta (MOD) 9
3.1.5 Orçamento de Custo Indiretos de Fabricação (CIF) 10
3.1.6 Orçamentos de Despesas com Vendas e Administrativas 10
3.2 Orçamento Financeiro 10
3.2.1 Orçamento de Custo Unitário e DRE Projetada 11
3.2.2 Orçamento das Demosntrações de Fluxo de Caixa 11
4 ORÇAMENTO FLEXIVEL 13
5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 14
6 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 15
6.1 Lucro Presumido 15
6.2 Lucro Real 15
7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 17
8 BALANÇO PATRIMONIAL 19
9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 20
10 DEMOSNTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 21
11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS. 22
12 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
Tendo o objetivo de desenvolver técnicas de pesquisas para o conhecimento teórico das ferramentas financeiras administrativas do ramo empresarial, aprimorando conhecimento básicos da contabilidade e gestão orçamentária.
Abordaremos os conceitos de Orçamentos, Operacional, Financeiro, e como eles irão auxiliar para que não ocorram imprevistos, e melhorando a rentabilidade financeira e operacional. Veremos também como o Orçamento Flexível vai auxiliar na tomada de decisão, apresentando um comparativo de produção X custo, e sua viabilidade. E também, algumas demonstrações contábeis, a viabilidade e analise da carga tributaria, verificando suas características e compreendendo sua aplicabilidade na gestão empresarial.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento é a expressão de um plano de ação, proposto pelo administrador, dentro de um período específico. Abrange todas as fases da apuração para um período futuro determinado, apresentando formalmente a política, planos, objetivos e metas estabelecidas pela empresa como um todo, e suas subdivisões. Tendo como finalidade prever investimento e despesas, sendo através do orçamento possível tomar decisões futuras, evitando esforços em problemas inesperados, direcionando o foco para projetar melhores resultados.
3 ORÇAMENTO GERAL
Mostra os objetivos operacionais e financeiros, é através dele que se tem um planejamento para traçar metas. Onde utiliza-se de dados já concretizados para se fazer uma projeção futura. O Orçamento Geral é elaborado através de varias demonstrações financeiras, no qual vai expressar o planejamento de um determinado período, geralmente um ano. Subdividindo-se em dois, sendo eles Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro.
3.1 Orçamento Operacional
O Orçamento Operacional agrupa a maior parte das ferramentas orçamentárias, projetando através desses dados os resultados futuros das organizações.
Segundo Padoveze (2000, p 371), o orçamento operacional “é que contem a maior parte das peças orçamentárias, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas”.
Através dessa afirmação, podemos ter ampla percepção de o como o orçamento operacional é de suma importância no planejamento financeiro. Sendo ele responsável por fazer a projeção dos resultados a serem alcançados, onde constam partes primordiais para resultados futuros.
Ele subdivide-se em varias peças sendo elas:
3.1.1 Orçamento de Vendas
O orçamento de vendas, é o primeiro passo do orçamento operacional, pois ele que determina a quantia de produtos a se vender, em um determinado período. Para determinar a referida quantia deve-se analisar os fatores limitador internos e externos, sendo alguns internos : capacidade produtiva, vendas e Marketing, capacidade de armazenamento. Já como limitadores externos temos: mercado, economia e governo, tecnologia, sócias e cultura.
3.1.2 Orçamento de Produção
O orçamento de produção irá projetar, quanto a empresa terá que produzir para cumprir as metas estabelecidas no orçamento de vendas. Devendo-se analisar nesse orçamento, o espaço para armazenagem dos produtos, como também a capacidade dos equipamentos, bem como mão-de-obra suficiente, prazo de entrega, e respeitar as políticas de estoque.
Através do orçamento de produção se tem o fluxo constante de produtos, onde não falta e nem sobra produtos em estoque, evitando prejuízos, tanto
...