TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta da Ignorância

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

A descoberta da ignorância

Universidade Federal de Santa Catarina

INE5407 - Ciência, Tecnologia e Sociedade

Vinicius Eiske Hashimoto (15204124)

Um dos aspectos científico que o capítulo traz é a grande evolução cognitiva dele mesmo, e concordo plenamente, pois o capítulo inteiro é mostrado como antigamente não sabíamos de nada em relação a “vida” e com o passar do tempo fomos adquirindo conhecimento para ajudar nos estudos da ciência para ter uma respostas para perguntas inacabáveis. Várias partes do texto traz exemplos de como isso é evidente. Por exemplo, durante a maior parte da história, nós não sabíamos nada sobre os micro organismos e só apenas em 1674 se conseguiu vê-los através de um microscópio e após disso começaram os estudos para combater as doenças.

Um outro ponto interessante que o livro aborda sobre a ciência é a questão da Revolução Científica que diz que durante esse período a ciência adquire um grande capacidade com os investidores, pois antes do ano 1500 não existiam muita gente com com uma fé na ciência porque achavam que a capacidade de conhecimento era apenas aquilo, isso mudou com os estudos na ciência que obteve as respostas para perguntas sem resposta, antes disso acreditava-se que a bíblia tinha todas as respostas e se não tivesse lá não “deveríamos” saber. Com essa evolução cognitiva fomos capazes de ver coisas que ao olho nú não éramos capazes e até ir a lua.

E concordo com que as perguntas e respostas nunca irão se acabar, pois com uma descoberta abrirá outras portas para novas perguntas, assim crescendo cada vez mais cientificamente.

O documento aborda sobre a tecnologia juntamente com a ciência, pois sempre estiveram juntos, dando a ênfase de que quanto mais respostas científica mais evoluímos tecnologicamente. No começo do documento ele cita um exemplo sobre um camponês que se tivesse adormecido no ano 1000 e despertado quinhentos anos depois, encontrava-se em um local familiar, porém se despertasse 1000 anos depois encontraria-se em um local totalmente desconhecido. Isso se dá pelo crescimento exponencial da tecnologia.

Eu acho que isso seja um fato, pois a diferença de evolução tecnológica de ano 1000 até 1500 é consideravelmente superior comparado ao 1500 até nos dias de hoje. Podemos ver isso comparando apenas 20 anos atrás, ainda não existia um aparelho touch, por exemplo, só que hoje em dia praticamente tudo se tornou touch, isso se dá pelas respostas adquiridas lá ciência e transferindo para cá.

Creio que tecnologia, assim como ciência, não haja um fim no crescimento, pois na tecnologia pode-se cada vez aprimorar as ferramentas para pesquisas.

Em questão social, há uma grande mudança, pois com essa evolução exponencial de conhecimentos, o comportamento acaba mudando também, assim como as coisas ficam mais acessíveis e fáceis para nós.

Antigamente a ideologia de se pensar mudava conforme se a pessoa tinha uma religião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com