A Emergência Do Pensamento Social Em Bases Científicas
Trabalho Universitário: A Emergência Do Pensamento Social Em Bases Científicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tgpoli1015 • 7/10/2013 • 427 Palavras (2 Páginas) • 724 Visualizações
A emergência do pensamento social em bases científicas.
1. Acontecimentos históricos de movimentos político sociais trouxeram à tona dúvidas relativas às liberdades humanas, aos direitos individuais e a legitimidade dos movimentos sociais.
2. Questionamentos sobre a vida humana e a sociedade geraram as primeiras formulações sociológicas.
3. Darwinismo social e a expansão da indústria.
3.1. As revoluções burguesas atingiram os países europeus no século XIX trouxe a consolidação do capitalismo que destruiu a ordem feudal.
3.2. No capitalismo, as grandes indústrias com maquinas geram superproduções que levam pequenas indústrias e negócios a falência.
4. A livre concorrência é substituída pelos grandes monopólios e oligopólios associados a poderosos bancos.
4.1. Os bancos financiam a produção, amarrando as indústrias por dividas crescentes.
4.2. As dividas levam a industria a expansão do mercado e da produção.
5. Para não causar novas crises financeiras a expansão deve ultrapassar os limites da Europa.
5.1. Observando as possibilidades de exploração de matéria prima e de mão de obra barata a Europa inicia a conquista além-mar investindo na Ásia e na África.
6. As estruturas sociais e produtivas vigentes nesses continentes não atendiam as necessidades do capitalismo europeu.
6.1. Assim tornou-se necessário organizar sob moldes do capitalismo, as nações conquistadas.
6.2. Para que pudessem reorganizar as nações conquistadas, davam a justificativa de que a civilização de que um povo poderia chegar seria o já alcançado pelos europeus, “a sociedade capitalista industrial do século XIX”.
6.3. A idéia de transformar o ser por adaptação natural ao ambiente, surge apartir de modelos teóricos desenvolvidos pelas ciências naturais, especialmente os desenvolvidos pelo cientista Charles Darwin.
7. O darwinismo social, principio de desenvolvimento das sociedades no qual se busca a passagem de um estágio inferior para outro superior.
7.1. Esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência dos organismos, sociedades e indivíduos mais fortes e mais evoluídos.
8. As justificativas da sociedade européia quanto aos seus moldes de desenvolvimento não eram capazes de justificar as dificuldades que passava a própria Europa. Naquela época assim como hoje, os lucros não eram igualmente distribuídos e nem todos participavam das benesses da civilização.
9. Uma critica do darwinismo social ontem e hoje.
9.1. A interpretação do darwinismo nos diversos pontos de vista, levaram a distorção da idéia inicial, com suporte cientifico a ações de preconceitos contra civilizações consideradas pouco desenvolvidas tanto biológica quanto socialmente.
9.2. A cultura humana, com seus inegáveis valores, e
...