A Entrevista Etnografica
Por: GuimaVic • 18/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 787 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Laboratório de Pesquisa de Campo e Etnografia
Professor Wagner Chaves
Aluna Victória Guimarães Souza
Transcrição e interpretação da entrevista
1 – Transcrição
Aluna: Vamos começar, você me diz seu nome, idade, local onde mora, profissão, grau de instrução e estado civil.
Entrevistado: Meu nome é Thiago de Souza Amaral, tenho 30 anos, moro em Nova Iguaçu, sou professor formado em letras, casado com a Marcela e pai da Alice.
A: Que tipo de música você mais gosta de escutar?
E: Gosto mais de rock, Vic. Desde sempre.
A: Qual a sua banda favorita?
E: Não tenho uma banda favorita “ever”, costumo mudar de preferência com o tempo, talvez por enjoar de ouvir muito. Hoje eu diria que as que mais tenho gostado são Metallica e Raimundos.
A: Me diz o que você não gosta de ouvir.
E: Não desgosto de nenhum estilo musical, simplesmente não sou fã de alguns. Eu não escuto pagode, samba, forró, sertanejo, axé, funk, sofrência, essas coisas. Não me incomodo se tocam numa festa, mas não ouço sozinho. Não me atraem. Sei que eles tem valor cultural e tal, mas não ouço.
A: E o rock? O que ele significa pra você?
E: Eu sempre gostei de rock, talvez mais hoje em dia porque eu gosto muito de tocar (Thiago tem uma banda com amigos).
A: Quem te influenciou no gosto pelo rock?
E: Meu pai sempre ouviu em casa e meu irmão também. Meu pai escutava clássicos como Dire Straits e Pink Floyd e meu irmão irmão era mais fã do rock nacional, ele escutava Legião, Titãs, Ultraje, Capital, toda galera dos anos 80.
A: Seu pai escutava rock em casa?
E: Sempre, da mesma forma que eu faço com a Alice. Coloco uma música alta e quando vejo ela tá dançando. Ela adora rock.
A: Com que frequência você escuta música?
E: Todo dia. No carro, ou no celular se eu estiver no ônibus. Também tenho uma playlist pros meus alunos, coloco pra tocar quando eles estão fazendo algum exercício. Música ajuda a pensar.
A: Mesmo acompanhado no carro você escuta rock?
E: Escuto. Minha mãe, a Marcela e a Alice são as pessoas que andam comigo na maioria das vezes, elas também gostam de rock.
A: E quando você quer ir pra algum lugar escutar rock, pra onde você gosta de ir?
E: Agora tem muito pub legal com bandas de rock, antigamente isso não existia. Pra escutar rock você tinha que ir em cada lugar podre. Fora que todo ano tem uma porrada de shows e os festivais também. Tem o monsters, que é um festival só de Rock e o Rock in Rio que sempre traz bandas fodas, eu fui em 2001, 2011 e 2013.
A: Não vai esse ano?
E: Não consegui comprar, vou tentar quando tiver mais perto.
A: Thiago, o que é música pra você?
E: (Ele fica algum tempo pensando) Música pra mim é arte...entretenimento. Não precisa ser explicada ou necessariamente significar algo. Você tem que sentir.
A: E esse sentir, o que seria?
E: Se tocar uma música agora eu vou sentir de uma forma e você de outra. Pode ser que aquela música tenha marcado algum momento da sua vida e você se emocione, pra mim pode ser só mais uma música. É uma parada única e muito diferente.
...