A Geração Y
Casos: A Geração Y. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pauloguedesbh • 13/5/2014 • 7.124 Palavras (29 Páginas) • 198 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 3
2 AS GERAÇÕES............................................................................................... 4
2.1 TRADICIONAIS.................................................................................................4
2.2 BABY-BOOMERS............................................................................................. 4
2.3 GERAÇÃO X.................................................................................................... 5
2.4 GERAÇÃO Y.................................................................................................... 7
2.5 MOTIVAÇÃO E VALORES............................................................................... 8
3 APRECIAÇÕES...............................................................................................10
3.1 CENÁRIOS MACROECONÔMICOS...............................................................11
3.2 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO...............................................................14
3.2.1 Teoria da Hierarquia das Necessidades – Maslow................................14
3.2.2 Teoria da Equidade de Adams...............................................................16
3.2.3 Teoria da Expectativa de Vroom............................................................17
3.2.4 Teoria dos Motivos Humanos de McClelland.........................................18
3.2.5 Teoria do Estabelecimento de Objetivos de Locke................................19
3.3 RESUMO.........................................................................................................19
4 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS...................................................................20
5 CONCLUSÃO..................................................................................................23
6 BIBLIOGRAFIA...............................................................................................25
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho (resenha crítica) é uma reflexão baseada em um estudo de Pilar García Lombardia, Guido Stein e José Ramón Pin, especialistas do IESE (Escola de Administração de empresas da Universidad de Navarra, Espanha).
Veremos que o histórico faz de nós pessoas diferentes, mesmo que tenhamos origens familiares idênticas. O ambiente em que nascemos e a maneira como ele age e gera pressão sobre nós, através de variados estímulos, moldando-nos, é que nos torna pessoas com características particulares, pertencentes a uma determinada geração. Faremos uma breve análise das gerações, em especial dos membros da Geração Y - profissionais nascidos nos anos 80 e 90.
Em seguida, verificaremos que existe um crescente aumento do número de trabalhadores que se aproximam da aposentadoria, e também uma escassez de profissionais capacitados para substituí-los. Desta forma, várias gerações convivem hoje no mercado de trabalho, o que tem influenciado as estratégias de desenvolvimento e capacitação. A preocupação dos especialistas em torno do assunto tem um motivo importante. Pela primeira vez na história do mercado de trabalho a amplitude da faixa etária está além dos 40 anos (é fácil perceber que estamos diante de um quadro histórico único onde temos praticamente quatro gerações trabalhando juntos, com aspirações e modelos de formação completamente diferentes). Ou seja, o mercado de trabalho está absorvendo desde pessoas jovens (16 a 25 anos) até as mais experientes (65 a 90 anos). “Reconhecer as questões geracionais presentes no atual ambiente de trabalho tornou-se essencial para criar uma cultura mais aberta e aproveitar habilidades específicas de colaboradores de diversas gerações”; entender por que colaboradores de outras gerações se comportam de certo modo oferece vantagens para melhor trabalhar com eles – sejam eles chefes, parceiros, subordinados ou clientes.
Por fim, analizaremos as teorias de Administração que foram influenciadas por estas gerações, os cenários macro econômicos que as influenciaram, e como as organizações devem agir diante das individualidades de cada geração.
2 AS GERAÇÕES
O conceito de “gerações” engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto direto na evolução da sociedade. Para entendermos melhor, observemos as gerações a seguir:
2.1 TRADICIONAIS
São os que nasceram antes e durante a 2ª Guerra Mundial, até 1950 no máximo. Apresentam como características básicas o respeito pela hierarquia e a autoridade; são muito dedicados, demonstram espírito de sacrifício e uma perspectiva prática das atividades cotidianas. É a geração que enfrentou uma grande guerra e passou pela Grande Depressão. Com os países arrasados, precisaram reconstruir o mundo e sobreviver. São práticos, dedicados, gostam de hierarquias rígidas, ficam bastante tempo na mesma empresa e sacrificam-se para alcançar seus objetivos.
2.2 BABY-BOOMERS
São os filhos do pós-guerra, que romperam padrões e lutaram pela paz. Já não conheceram o mundo destruído e, por serem mais otimistas, puderam pensar em valores pessoais e na boa educação dos filhos. Têm relações de amor e ódio com os superiores, são focados e preferem agir em consenso com os outros.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo experimentou uma fase de grande prosperidade, os países encontraram força para reconstruir suas economias e as pessoas se estabilizaram e começaram a ter mais filhos. Em 1946, as taxas de natalidade cresceram bastante, iniciando um aumento estável que durou por quase 20 anos. Essa explosão na população criou a chamada geração baby boomer. Uma geração que permaneceu como o maior grupo exclusivo de pessoas com um legado cultural, político e econômico
...