A INTERNET E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE
Por: alvesthaiz • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.359 Palavras (10 Páginas) • 347 Visualizações
A INTERNET E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE[1]
João Braga[2]
Milena Ribeiro[3]
Rebeca Gomes[4]
Thaynara Oliveira[5]
RESUMO
Explorando a rede e se conectando automaticamente, as pessoas hoje em dia não conseguem mais não ter aquele aplicativo verde, ou até mesmo aquela rede social azul. A sociedade busca informações rápidas ao deslizar de um dedo sem precisar de um certo esforço. Com o passar dos anos vimos isso evoluindo, onde antes precisávamos conectar um cabo de telefone para acessar a internet, hoje, basta ter wireless fidelity (WI-FI), para conectar-se à rede. Vimos então que a tecnologia anda lado-a-lado com a internet, pois ao decorrer dos anos desenvolveu-se aparelhos multifuncionais para acompanhar esse “pique” da sociedade moderna. Usando a internet às pessoas podem ter benefícios, porém também seus malefícios. Vícios, isolamentos, deslocamentos, a comunidade informacional se tornou gigantesca e com tanta informação algumas pessoas não conseguem ter um letramento informacional, e acabam se aprisionando a rede. Daqui em diante veremos o quanto o uso da conectividade pode afetar a vida das pessoas.
Palavras-chave: Sociedade. Tecnologia. Internet.
1 INTRODUÇÃO
É difícil imaginar como poderia ser o dia a dia das pessoas sem a internet. Boa parte da população mundial já tem um contato, e também uma certa dependência desta ferramenta.
Toda essa gigantesca rede, onde tudo está conectado, interligado, foi criada no período da Guerra Fria, para o exército americano manter as comunicações, caso os meios mais comuns para este fim fossem destruídos, ou desativados por inimigos.
No início, a internet foi utilizada para objetivos militares, mas a partir da década de 1970, ela foi implantada na área acadêmica, para troca de mensagens entre alunos e professores de diversas universidades americanas.
“A Internet é hoje a principal mídia digital e é através dela que a comunicação e compartilhamento de dados vêm evoluindo como um todo.” (INFO JOVEM, [201-?]). Visto que ela ganhou esta importância no mundo atual, é interessante discutir, em que circunstâncias se deu a sua criação, e como ela foi se adaptando com a sociedade, que está em constante mudança.
O objetivo principal deste trabalho é apresentar fatos de como a Internet surgiu e como tornou-se fundamental para o uso da sociedade.
Antigamente os computadores eram enormes e só especialistas usavam, esses programadores trabalhavam manualmente, sem contato com o computador. No final da década de 1950, começaram as experiências para permitir que programadores pudessem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo computador. Era o início da rede de compartilhamento. Desde sua origem a internet vem ajudando o desenvolvimento tecnológico, desde o satélite jogado ao espaço em 1957. Por causa desse satélite denominado de "Sputnik" os americanos criaram a ARPA (Agência de Projetos Avançados de Defesa) com o objetivo de passar os soviéticos usando a tecnologia.
A internet é uma rede de computadores ligados entre si, para que eles se comuniquem precisam ter uma conexão e para ter essa conexão precisam de um provedor de acesso, esses provedores, são empresas, que garantem o acesso de informação de computador a internet, conexão entre um computador e o resto da rede, pode ser feito através de uma linha de telefone, ondas de rádios, cabos entre outros. Para que haja informação rápida, é preciso ter um roteador, um roteador é uma espécie de computador, especializado em realizar a comunicação, entre as várias redes que compõem a internet. Ele analisa cada pacote de informação e decide o melhor caminho até o destino final, a informação se espalha rapidamente devido aos códigos matemáticos dos roteadores enviados para o computador, não enxergarmos os códigos, mas sim a devida informação.
A criação do navegador de busca, mudou a história da internet, seu criador Timothy John Berneslee, um engenheiro ambicioso, viu alguma necessidade de organizar informações de forma que todo mundo pudesse entender, buscar e usar facilmente, foi assim que surgiu a "World Wide Web" mais conhecida como web. Depois de tantas mudanças e crescimento a internet é hoje uma potência mundial, onde a sociedade consegue ter informações todos os dias sem fazer esforços.
Pretende-se neste artigo, relatar quais foram os motivos para criar a internet, por que ela, na época, praticamente deixou de ser utilizada no âmbito militar e foi disponibilizada para a área acadêmica, e como ela é uma ferramenta que se tornou tão necessária para muitos. A escolha deste assunto para se discutir no artigo, se deu para esclarecer como a internet surgiu, como ela evoluiu e evolui com o passar dos anos, e acompanha a evolução humana, suprindo suas necessidades.
2 Conceitos de Tecnologia da Informação
Antes de abordarmos os conceitos de tecnologia da informação, vamos comentar o que seria Tecnologia e Informação separadamente; Tecnologia pode ser definida “como conhecimento sobre técnicas, enquanto as técnicas envolvem aplicações desse conhecimento em produtos, processos e métodos organizacionais" (Tigre, 2006, pg. 72). Informação segundo Le Coadic, Informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.
A tecnologia da informação pode ser definida como uma área que utiliza computação para gerar, transmitir, e armazenar a informação. Tudo que se refere a computadores programas, equipamentos, programação de dados está envolvendo a T.I.
2.1 INTERNET E ARPANET
A partir da década de 1970 a internet deixou de ser usada apenas no âmbito militar e passou a ser inserida também no espaço acadêmico, como fonte e transmissora de informação e conhecimento levando a um nível ainda mais elevado a produção de conhecimento nas universidades norte americanas. O primeiro passo importante para que a internet se tornasse de fato uma rede inteligente foi a criação de uma rede totalmente integrada e segura de comunicação, criada por Paul Baran e Donald Davies. Esse novo sistema consistia no envio de mensagens entrecortadas na rede, ou seja, uma mensagem nunca era enviada por inteiro e sim em "pedaços" e por caminhos diferentes evitando assim que fossem interceptadas antes de chegar ao destinatário. Para facilitar o trabalho dos computadores - emissor e receptor - foi criado também um sistema denominado "routing” (computadores intermediários que passavam a fazer o processamento das informações), assim todos os computadores estariam interligados através de um intermediário denominado IMP_ Interface Menssage Processor. Em 1969 foi iniciada a primeira rede de computadores a ARPANET, criada na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Mas para que isso acontecesse foi necessária a criação de um novo segmento de comunicação, o NCP_ Network Control Protocol, que permitia o uso de uma linguagem própria e independente do "hardware".
...