A Importancia Do Serviço Social Junto Ao Idoso
Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Do Serviço Social Junto Ao Idoso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliaminhora • 23/1/2015 • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 1.391 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA DAS DORES ALVES DA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
O ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONTRUIBUIÇÃO NA SAÚDE DO IDOSO: NA E.S.E SANTA RITA
IMPERATRIZ
2015
MARIA DAS DORES ALVES DA SILVA
O ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇÃO NA SAÚDE DO IDOSO: NA E.S.E SANTA RITA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade do Maranhão-FACAM como pré-requisito para elaboração da monografia.
Orientador: Prof.ª Lilian Rolim
IMPERATRIZ
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Justificativa 5
1.2 Objetivos 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivos Específicos 6
2 FUNDAMENTALÇÃO TEÓRICA 7
2.1 PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AO DEFICIENTE MENTAL 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo nos mostrar a grande importância da atuação do Assistente Social com os direitos do Idoso. Tem por objetivo também discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso, tecendo considerações importantes a cerca do mesmo, enquanto um ser social de direitos, fazendo nexo com a prática do Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social.
Os idosos em nosso país, mesmo que ainda não oferece boas condições de vida para a maioria da população, experimentam o envelhecimento de forma heterogênea, ou seja, tem a ver com as questões de gênero, classe social, religião e etnia. Muitas vezes os idosos são identificados como inativos ou improdutivos, sendo muitas vezes colocados em asilos por causa das suas baixas pensões e aposentadorias, por causa do acesso aos bens e serviços de nossa sociedade.
O Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde e doença.
Os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. São profissionais que ajudam a superar as políticas manipuladoras e demagógicas para políticas públicas sociais e promotoras do desenvolvimento social para todos sendo homens e mulheres em uma sociedade.
A população brasileira tem se ampliado rapidamente, sendo que a faixa etária que mais cresce é a dos 60 anos de idade. O aumento da população idosa reflete em vários setores de atendimento, tanto nos assistenciais, como nos fisioterápicos, gerando uma preocupação de atualização e aprimoramento direcionados a essa nova e crescente clientela.
Nesse contexto o profissional de Serviço Social desempenha um papel muito importante onde pode intervir, conscientizar e mediar às ações sociais com o objetivo de proporcionar o bem estar ao idoso.
É direito da população e do profissional de assistência social, exigir políticas sociais ao Estado que garantam uma vida digna aos idosos, onde possam desfrutar dos mesmos direitos e deveres a que todas as outras faixas etárias têm ao viverem em comunidade.
Embora o Brasil esteja posicionado entre as primeiras economias do mundo, ainda apresenta contrastes sociais marcantes. Sendo assim é comum para uma grande parte da população brasileira a acumulação de perdas sociais ao longo do ciclo da vida, com agravamento ao avançar da idade. Na sociedade brasileira, há uma grande carência de programas preventivos para a questão do envelhecimento e de serviços que tratem adequadamente os problemas dos idosos sob o ponto de vista físico, psíquico e social.
Em 1994, com o objetivo de atender a este segmento da população, foi instituída a Política Nacional do Idoso pela (Lei nº 8.842, de 04-01-1994), que define os princípios e diretrizes que asseguram os direitos sociais do idoso e as condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Tal Política é coordenada pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, por intermédio da Secretaria da Assistência Social.
1.1 Justificativa
O que nos motivou a realizar esta pesquisa foi demostrar a importância do idoso na comunidade e a contribuição do assistente social junto a saúde dessa classe. Os idosos são de fundamental importância na nossa sociedade, pois além de serem a cultura viva dos nossos antepassados são o que há de mais "pronto", nos termos filosóficos, de um ser humano. Eles tiveram tantas experiências na vida que puderam evoluir como ninguém mais neste mundo.
Entendemos que promover o envelhecimento ativo e saudável significa prevenir a perda de capacidade funcional da população idosa através da preservação da sua independência física e psíquica, bem como garantir o acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional.
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA
...