A ORIGEM DA CULTURA .
Por: Daianecene • 4/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 181 Visualizações
A ORIGEM DA CULTURA
1. Sobre o processo de evolução da humanidade, mencione objetivamente as seis explicações apontadas por diversos autores e ramos da ciência para o processo de surgimento do homem e da cultura humana:
Segundo as descobertas de Richard Leakey na área arqueológica, as mudanças ambientais, geográficas forçaram esses hominídeos, a buscar diferentes formas de locomoção. Com o tamanho do grupo, não era prudente se manter em um lugar só, e estando em diferentes ambientes, encontravam diferentes caçadores, aumentando a disputa por alimento. O bipedalismo e a visão frontal que lhe permitiam enxergar os alimentos a distancia, lhe davam vantagem sobre os outros animais. Isso fez com que esses indivíduos buscassem um deslocamento mais eficiente fazendo com que ele andasse em duas pernas.
A segunda explicação para as descobertas de Leakey, e como nossos antepassados viviam, foram várias ferramentas artesanais encontrados com esses indivíduos. Ferramentas para caça, construção e manutenção. Tudo de forma artesanal.
A terceira explicação é a incrível capacidade de se adaptar as diversas mudanças ambientais e sociais. Como os usos das ferramentas abriam caminho para uma exploração maior. Não sabemos ao certo, como eles conheciam os efeitos de se usar a vegetação como alimento. Há também a flexibilidade, as mudanças de temperatura. Leakey e Lawin acreditavam que havia uma interação social entre diferentes bandos, como um acordo social, respeitando um o território do outro.
A quarta explicação, refere-se sobre o crescimento social surgia na questão da formação do bando. Em como os indivíduos se organizavam, e perceberem a importância de se definir e dividir tarefas, como caçar, transportar, a divisão dos recursos e a convivência com os demais bandos. Não se sabe ao certo, como surgiu essa divisão social ou que se sabe, que eles conseguiam viver de uma forma pacífica e em equilíbrio com o ambiente. Destaca-se também sobre técnicas humanas x tecnologia, pois nossos antepassados não utilizavam dos recursos tecnológicos que temos hoje, conseguiam sobreviver.
A quinta explicação, destaca à respeito das mudanças hormonais e físicas e como a mudança de postura influenciou as futuras crianças e seus descendentes. E o aumento da expectativa de vida e a prática da agricultura fez com que mudassem sua organização social, de qualquer modo, a importância da vida do bando se torna mais complexa, demonstrando criatividade e a importância da reorganização.
Por fim, a sexta explicação, refere-se á capacidade de mudanças para garantir a sobrevivência. Desenvolveram uma forma de vida em grupo, baseados na relação parentesco, como base de cooperação. Isso deu origem às tribos, exigindo criatividade e capacidade para estabelecer cada membro e suas funções no grupo. Suas atividades sociais faziam com que eles fossem perdendo sua origem genética e com regras de convivência foram fazendo com que eles evoluíssem.
2. Do que se trata a passagem do chamado “estado de natureza” para o “estado de cultura”?
O estado de natureza é quando o homem vive sozinho ou em bandos, sem seguir leis ou regras, ele não se encontra com nenhuma forma de sociedade. O estado de cultura é quando este mesmo individuo vive em sociedade com funções e regras definidas. Exemplo: Vestimentas, maneira de falar e costumes.
3. Qual o papel do simbolismo e da linguagem no processo de humanização?
Com o crescimento da sociedade e a evolução do homem, o mesmo passava a adquirir a necessidade de expressar o que sentia e o que ele aprendia como uma forma de ensinar as futuras gerações veio a necessidade da escrita e da fala. A importância do simbolismo é uma forma de definir como cada sociedade ou bando vivia, através de palavras, gestos ou grafismo.
a) O que seria o simbolismo?
É a forma como o homem também sente o mundo, o seu ponto de vista e o que sente, ele expressa isso em desenhos e grafismo.
b) No que consiste a linguagem?
A linguagem é tudo o que permite o grupo comunicar-se com signos verbais, sonos, gestuais, musicais ou corporais articulados, baseado- se em um conjunto de regras e combinação. A linguagem não é nada mais do que a identidade do grupo.
4. Conceitue a Cultura humana:
A importância da cultura humana é ensinar o indivíduo a viver de forma pacifica e bem com as regras da sociedade. É uma formação intelectual que permitirá o individuo viver bem consigo mesmo e os demais à sua volta, sem deixar sua satisfação de lado e sem interferir na satisfação de outros.
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA
5. Explique porque a cultura é um dos importantes objetos de estudo da sociologia:
A importância da cultura na sociologia é uma forma de identificar, classificar e separar o tipo que o indivíduo e a sua origem.
6. Como se pode explicar o significado de Cultura:
A cultura não é nada mais que a base de regras que governam uma sociedade da qual nos deparamos ao nascermos e através dela definimos o nosso ser.
7. Os diferentes sentidos da palavra Cultura acompanharam o desenvolvimento do ser humano, significando diferentes relações do homem com a cultura, a começar pela origem da palavra que deriva do latim cultus. Exponham ao longo do desenvolvimento humano, quais os diferentes significados foi-se atribuindo à palavra cultura:
A origem da palavra já foi conhecida como cerimônia religiosa, cultus. Com o tempo, cultura passou a ser o resultado de uma forma metafórica por aquilo que se obtém através do esforço, cuidado e determinação. Cultivar é o aprimoramento da relação em uma ação. Durante o iluminismo, ficou conhecido como “Cultivo”. Somente anos depois, que se popularizou como um grupo de princípios, conhecimentos e saberes que os homens eram capazes de acumular. O termo cultura se deu no inicio do século XVIII fazendo parte do dicionário da academia francesa, 1718, daí desde então, até os dias de hoje, é associado os seus significados ao conhecimento e saber.
8. No que consiste o conceito de Civilização para o sociólogo Norbert Elias?
O conceito de civilização é a respeito do comportamento do individuo uma vez que ele adquire a cultura social, compondo aquilo que ele será quando atingir a fase adulta, nada mais do que a forma como o individuo escolhe viver em sociedade uma vez que se adquire a cultura da sociedade.
9. Na antropologia, a Cultura foi conceituada de diferentes formas.
a) Como Edward Tylor explica a cultura:
A forma como Edward Tylor explica a cultura, é utilizando como base os conceitos de Charles Dawin, explicando a seleção natural das espécies, mostrando as diferentes sociedades e culturas em que vivemos.
...