A Obra De Marx, Durkhein E
Trabalho Escolar: A Obra De Marx, Durkhein E. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericodosanjos • 17/5/2013 • 323 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
A obra de Marx, Durkheim e Weber
Os pensadores Karl Heinrich Marx (1818/1883), Émile Durkheim (1858/1917) e Maximilian Karl Emil "Max" Weber (1864/1920) são considerados os fundadores do método sociológico. Em que pese a existência de inúmeros pontos de discordância entre eles (trata-se de ideias, valores, ideologias, conflitos e paixões presentes na vida social, não podendo isentar-se de contradições), sabe-se que as obras weberiana e durkheimiana sofreram influência determinante de Karl Marx. Há que se destacar que quaisquer teorias que estes pensadores tenham desenvolvido, por mais fascinantes que sejam, nunca deixarão de ser meros modelos teóricos, que para sua aplicabilidade prática precisarão sempre ser relativizados e contextualizados.
A obra do iluminista Karl Marx inspirou ações políticas da época. Para ele, a razão não era somente um instrumento de apreensão da realidade, mas, sobremaneira, de construção de uma sociedade mais justa, capaz de permitir o desenvolvimento potencial dos seres humanos. As revoluções tecnológicas e políticas de sua época inspiraram sua crença no progresso em direção a um reino de liberdade.
Já Émile Durkheim, um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, teve sua obra influenciada pela tensão das guerras e modernização vividas pela Europa da época. Seu pensamento situa-se entre a Revolução Francesa e a Industrial e pelas ideias de outros autores contemporâneos sobre esses acontecimentos. A teoria durkheimiana sintetiza-se pela crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso.
Influenciada diretamente pelos pensamentos de Marx e Nietzsche, a obra de Max Weber propôs-se a verificar a capacidade que teria o materialismo histórico de encontrar explicações adequadas à história social, especialmente sobre as relações entre a estrutura e a superestrutura, procurando compreender como as ideias, tanto quanto os fatores de ordem material, cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares.
...