A Polarização Versus Democracia - Milan W. Svolik
Por: Wal Mazetto • 3/11/2020 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 99 Visualizações
RESENHA
Livro - Polarização versus democracia
Autor: Milan W. Svolik
No artigo “Polarização versus Democracia”, publicado nesta edição do Journal of Democracy em Português, o cientista político Milan Svolik busca decifrar temas que se entrelaçam: democracia em crise, declínio dos partidos políticos tradicionais e/ou da esquerda e emergência do nacionalismo e do populismo.
A principal questão do texto é: Por que eleitores apoiam políticos que colocam em risco a democracia?
O autor examinou três países , sendo eles: Venezuela, Turquia e EUA e tentou compreender o que eles tinham em comum.
O autor ressalta que isso é um enigma. Aponta-se um paradoxo diante disso. A maioria dos eleitores se diz favorável a democracia, APESAR DISSO, a maioria dos eleitores votou em candidatos que quando chegaram na presidencia tomaram medidas e posições que subvertem e enfraquecem a democracia. Apesar disso, continuam sendo apoiados pelos seus eleitores. O autor coloca uma contradição nisso. Ou seja, em sociedades muito polarizadas, na hora das desições ( hora H), entre escolher a defesa da democracia ou os interesses particulares ( sectários) a democracia fica de lado e a defesa destes valores sectarios prevalecem. Ou seja, tolera-se os abusos quando os candidatos são do seu partido!
Em uma democracia, pessoas comuns podem parar políticos com ambições autoritárias simplesmente através do voto. Mas nao o fazem!
A polarização corrói a capacidade de um eleitorado de resistir ao autoritarismo
Em resumo, os centristas ( swing voter – eleitores medianos) proveem o tipo de controle eleitoral democratico que falta nas sociedades democráticas.
...