A Vila
Resenha: A Vila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tynhaa • 5/9/2013 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
O que dizer sobre proteger nossas famílias de um mal aterrador que enfrentamos intitulado de violência? Bem, o filme A Vila nos faz pensar sobre se pudéssemos nos isolar em um ambiente em que não tivéssemos interferências externas, um lugar que prevalecesse a lei em que todos fossem cumpridor dela. É o que Durkheim em seu texto sobre solidariedade mecânica e individual nos mostra, se houver um entendimento comunitário que todos devem fazer um determinado serviço, que toda a sociedade deva exercer quase que as mesmas atividades (consciência coletiva), enfim, esta tende a ser cumpridora das leis, assim sendo , realmente punirá aqueles que desobedecerem tais.
No filme vi uma espécie de “ lavagem cerebral “ onde são impostos pelos mais velhos todos os ensinamentos do qual acham necessários para que os alunos não possam refletir se realmente não existe algo além do que são exigidos pela sociedade. Vimos também quando alguém resolve refletir e buscar respostas há uma punição pelo descumprimento da lei, ou seja, de acordo com Durkheim a consciência individual não pode prevalecer se esta não correlacionar-se com a consciência coletiva.
Portanto, existem vantagens e desvantagens em relação à solidariedade mecânica ( consciência coletiva ) e solidariedade orgânica ( consciência individual ) pois na primeira, como vimos no filme, podemos observar a aplicação de um direito repressivo, onde o não cumprimento das leis realmente punem, mas também cabe a nós pensarmos se essas leis realmente são corretas, pois em uma sociedade desse tipo a liberdade de expressão, o individualismo, não pode ser posto em prática.
...